5 alternativas para os snacks de natal de supermercado

Agora que temos o natal ao virar da esquina, tenho reparado que em muitos supermercados introduzem produtos “novos” com embalagens de natal como reclamação para estas festas.

A maioria destes produtos são descartáveis, não são grande coisa, são muito caros e têm mais embrulho que produto. Por isso queria comentar alguns deles.

Tem gente que me perguntou se são boas idéias para as refeições e jantares especiais que se aproximam. A mim não me parece. Se pensarmos friamente nos estão a tentar vender coisas simples e com um papel bonito, e a verdade é que não precisamos de tanto embrulho nem gastar tantísimo nestas datas.

Se você também já pensou em puxar coisas de supermercado para inovar, deixo minhas sugestões e alternativas.

1. Batatas fritas com sabores

Se quiser colocar como snack umas batatas fritas chips não é necessário recorrer a produtos com sabores raros. Você pode fazer seus batatas fritas caseiras cortándolas muito finas com o descascador de legumes e até mesmo adicionar outros legumes fritos da mesma maneira: chirivia, batata-doce, mandioca, beterraba, etc.

Para dar-lhes sabor espera a que se escurran do todo, coloque-as em uma tigela grande, adicione as especiarias e sabores que quiser por cima e agítalo (você também pode usar uma bolsa grande). Se quiser que têm um sabor especial “mar” ou “peixe”, tosta um par de folhas de alga nori até que estejam bem secas, para a frigideira, sem óleo, e façam-nas pó com as mãos por cima das batatas.

Você pode também usar misturas de especiarias como curry ou ras-el-hanout ou adicionar um pouco de suco de limão no momento de servir.

A verdade é que eu não sou muito fã de batatas fritas em geral, mas se queremos surpreendê-lo, e sabemos que é algo que sempre gostamos, podemos fazer delas um lanche especial, como comentado acima.

As mais raras que fiz foram espolvoreando chá verde matcha, o japonês), wasabi em pó e gergelim torrado. E estavam deliciosas. Acho que este ano ainda o aumentarei também chili em pó, por isso de usar o verde e o vermelho como cores de natal.

Cozinha ao ponto

2. Patês vegetais

Os que encontramos em supermercados, como “novidade de natal” não têm nenhum mistério: patê de azeitonas pretas ou verdes, tomates secos, de pimentos…

Apenas necessita de o principal ingrediente (por exemplo, um pote de azeitonas sem caroço), escurrirlo e batirlo com a batedeira com uma pitada de pimenta, alguma grama que você gosta (por exemplo orégano) e se quiser algum curtido mais que fique bem as alcaparras por exemplo). Se faz em 5 minutos, você economiza dinheiro e você pode misturar ingredientes a seu gosto.

Para os patês de tomates e pimentões é o mesmo: hidrata tomates secos ou parte de pimentões refere-assados e pimentões caseiros. Adicione amêndoas se quiser que tenha um toque como o molho romesco, pão ralado, se quiser mais consistente, temperos que vão bem (orégano, salsa, alecrim, tomilho…), uma pitada de azeite e pronto. Você só tem que batirlo.

O patê de azeitonas ou olivada é o que sempre recomendo “de última hora”. Quase sempre temos todos os ingredientes em casa e você só precisa de alguns minutos para batirlo e servi-lo, assim que se você não sabe o que fazer, você tem muitos convidados e pouca comida, ou você precisa de um patê com urgência, este se serve perfeitamente.

3. Frutas secas

No inverno temos uma boa variedade de frutas secas, que se podem colocar como lanche ou como sobremesa.

Foge dos recipientes com motivos de natal, cómpralas melhor no mercado ou na mercearia. Escolha figos secos, ameixas secas, damascos, passas… Pode intercalarlas com frutas secas, como maçã ou banana.

Se depois das festas lhe são sobrado algumas, você pode fazer outros doces e pães, cortándolas em pedaços e incorporándolas à massa. Também lhe servem de aperitivo e para levar na bolsa para qualquer lugar. Não quebram, não mancham, não se derramam, são doces e são muito ricas!

4. Frutos secos

Se quiser um aperitivo que sempre gosta e que, além disso, enche bastante, escolha nozes, pistache, amêndoas e sementes de abóbora. Sempre que puder, a granel. Foge de acusações de natal, vai custar muito mais caro. Uma bandeja com frutas secas e um par de quebra-nozes é uma boa forma de começar a noite.

As castanhas são as rainhas nesta temporada. Cómpralas a granel no mercado ou em lojas locais, ásalas no fogo ou no forno (corta a pele formando um X, para que não revienten) e sirva recém-feitas. O cheiro das castanhas assadas costuma ser muito agradável e trazer boas lembranças.

Eu sou uma grande fã das castanhas, e recomendo apresentá-las tal qual, recém-assadas. Nem cremes estranhos ou preparações super complicadas. Nada, umas castanhas assadas, tal qual que aromatizan toda a casa e se aquecem as mãos. E se fazem sozinhas, como quem diz.

Alimento de temporada

5. Frutas bem apresentados

Em vez de comprar caixas que vêm quatro peças e um monte de embalagens, dê um pulo na mercearia ou pelo mercado e escolha as frutas que desejar servir.

Alguns exemplos:

  • Você pode preencher cerca de tâmaras com manteiga de amendoim, marzipã, amêndoas, etc. e dispor em uma assadeira.
  • Abacaxi igual, escolha as peças que estão quase para comer e mantenha-as em local fresco e seco da casa (não precisam estar na geladeira).
  • Se quiser colocar alguma fruta exótica ou menos comum, escolha alguma que esteja de temporada: caqui (os vermelhos são muito mais doces), lechias, kumquats, granadas, medronheiros, etc.

Com todas essas frutas podem fazer composições coloridas para que pareça uma cesta especial. Jogue com as cores e as texturas e acrescenta entre médias alguns outros elementos (comestíveis ou não): ramos de abeto, abacaxi, ornamentos feitos de vime, etc.

Coloque sempre as frutas já lavadas e não espolvorees brillantinas nem nada não comestível por cima.

5 alternativas para os snacks de natal de supermercado
Rate this post