5 asanas de yoga para ganhar equilíbrio físico e mental

Comemos rápido, beijamos sem tempo, muito trabalho, caminhamos a grande velocidade…

Vivemos mergulhados em uma atividade febril em que manter-se em equilíbrio, para muitas pessoas, é uma façanha. Neste contexto, o yoga torna-se um eficaz aliado, pois seu principal objetivo é equilibrar o corpo, a mente e as emoções.

Posturas de yoga para o equilíbrio

Neste artigo propomos-lhe uma série de asanas ou posturas de yoga que, se realiza de forma rotineira (2 ou 3 vezes por semana), ajudam a regular os seus altos e baixos emocionais e a lidar com mais equidade o dia-a-dia.

Se tiver em conta estas recomendações, você vai ver como rapidamente seu corpo ganha força e equilíbrio e o peso desaparece!

  • Concentre-se na respiração e em todas as sensações que se produz a cada postura. A atenção plena é a chave para alcançar os benefícios.
  • Respire de forma profunda e em um ritmo e perceberá como seu corpo se estabiliza sem dificuldade.
  • Manter o abdômen contraído é fundamental para alcançar a estabilidade e não tambalearte.
  • Se você cair, não acontece nada! Tente novamente, retoma a postura com a seguinte inalação e um sorriso.

Você pode incluir essas posturas em sua prática de yoga completa ou torná-las separadamente; nesse caso, lembre-se aquecer antes com alguns alongamentos ou com três ou quatro rodadas de “saudações ao sol”.

E por último, não esqueça que você deve fazer lentamente todos os movimentos que você deve descansar 5 minutos na posição deitada de barriga para cima antes de continuar com o seu dia.

Os efeitos da ioga sobre o corpo, a mente e as emoções

As mais de mil asanas ou posturas de yoga que existem (incluindo as variações) cultivam o equilíbrio físico, mental e emocional de quem as pratica.

No entanto, as asanas de equilíbrio são ainda mais eficazes para este propósito, pois exigem muita concentração, força e paciência. Praticando-as, verificará que são umas grandes mestres que convidam a conhecer-se melhor e recuperar o centro cada vez que precisar.

Como é em cima, é em baixo. E como é dentro, é fora. O certo é que tudo o que fazemos e como fazemos é o produto de nosso estado interno: a energia, a mente e as emoções. Ou o que é o mesmo, a estabilidade e firmeza que você possa alcançar em uma postura que requer grande capacidade de equilíbrio refletirá também o estado de sua mente e das suas emoções.

O processo para dominar uma postura de equilíbrio, além de dar-lhe segurança e auto-suficiência, é uma ótima via para que possa encontrar um melhor e maior equilíbrio em todos os aspectos da vida. Quando você levar a cabo um asana de equilíbrio de seu corpo e sua mente trabalham de forma conjunta e isso repercute, por sua vez, para ti, uma maior capacidade de concentração e uma melhor gestão do stress e das emoções.

O mais difícil para manter o equilíbrio em uma postura, como na vida em geral, é esvaziar a mente de pensamentos e evitar de pensar em “eu vou cair”, em coisas parecidas ou no que vai acontecer depois. As posições que exercitam o equilíbrio obrigam-no a estar presente, a manter-se no verdadeiro “aqui e agora”, sem impaciência.

No plano físico, estes asanas, além de melhorar o equilíbrio em todo o corpo, fortalecem a musculatura das pernas e dos braços, regulam o sistema nervoso e desenvolvem nossa capacidade de concentração.

O Namasté!

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