5 dicas para não sofrer a mudança de hora

Para expressar o estado ideal de saúde, às vezes dizemos “meu corpo vai como um relógio”. Esta frase está plena de conteúdo, se nos referimos ao nosso relógio biológico, nossos ritmos biológicos adaptados ao meio.

Por que te afeta a mudança de horário?

Nosso relógio circadiano expressa de todas as sensações que o nosso corpo recebe ao viajar a uma velocidade incrível (1.600 km/h) com o movimento de rotação da terra, que mal percebemos conscientemente, mas que está lá, como uma grande realidade.

Para a adaptação fisiológica para estas velocidades envolvendo uma grande quantidade de neurotransmissores e hormônios que são sincronizados e reger-se-ão entre si para manter de forma rítmica das atividades de sono/vigília (quando há mais luz, aumento de energia para o movimento, para comer, assimilar e digerir; e quando há menos luz para a diminuição da energia, o repouso e a regeneração).

Mas o que acontece quando este relógio lhe provocamos o avanço e o atraso de uma hora com motivo de mudanças para os horários de verão e de inverno? Como nos adaptamos?

Nosso relógio biológico normalmente é ativado com a luz do dia, e nos permite relaxar e dormir durante a noite. Quando este relógio é trastoca devido a alterações de turnos de trabalho, viagens longas ou mudança de horários, a capacidade de adaptação ao mesmo depende da genética de cada um. Herdamos, durante gerações, características que nos permitiram adaptar às mudanças. Também conseguimos adaptar os costumes.

Ao longo do dia e da noite, nosso corpo sofre alterações de temperatura, nas secreções de neurotransmissores e hormônios, os sucos digestivos… todas essas mudanças são diferentes em cada pessoa. Também se modificam ao longo da vida: não são iguais na infância, na maturidade ou na velhice.

Os sintomas de que a mudança de horário você se sinta mal

Se estes ciclos se alteram podem aparecer distúrbios do sono, insônia e fadiga durante o dia, sensação de indigestão, perda de concentração, aumento de irritabilidade, dor de cabeça ou, em crianças, incontinência de urina noturna por uma má regulação do hormônio antidiurético.

Se a doença permanece podem ocorrer situações de bulimia descontrolada por beliscar comida a todas as horas, o que levará a problemas gastrointestinais e metabólicos, obesidade e diabetes, aumento de depressão, stress, fadiga crônica, mau desempenho cognitivo e distúrbios do humor.

A mudança de horário pode ter consequências graves , porque pode diminuir o grau de alerta. Por isso, os fabricantes de veículos têm desenvolvido sistemas para detectar a sensibilidade em mudança do condutor e alertando-o de que deve parar, para evitar acidentes. Um sono curto ou uma sesta melhorar o grau de alerta.

5 dicas para não sofrer a mudança de hora

Diante de uma mudança de horário, que nos é dado, que não podemos evitar, é bom considerar que é melhor preparar-se, entrar na onda e surfar para que não nos arraste. As seguintes dicas podem ajudá-lo a surfar a mudança de horário:

  1. Faça pequenos reposos ou sonecas curtas.
  2. Tomar melatonina de 1 a 5 mg antes de deitar. Ou pensa que o seu corpo produz melatonina, quando ele dorme às escuras (evita qualquer luz no quarto).
  3. Pela manhã e durante o dia exponte a luz solar abundante. Você pode tomar banho de sol sobre as pálpebras: trabalhe rumo aos o sol e fecha os olhos (a aplicação de luz 6 horas após o mínimo de temperatura corporal adianta o relógio corporal; em troca, aplicar luz 6 horas antes do mínimo de temperatura atrasa o relógio corporal).
  4. Adapte os horários das refeições e sempre que puder come em companhia durante o dia. Você pode poupar o jantar para favorecer a regulação.
  5. Faça exercício com luz solar abundante e repousa durante a noite.

Aproveita o fim-de-semana para ajustar seu ritmo

Os nossos antepassados que viveram sem iluminação artificial, trabalhavam durante as horas de luz, reuniam-se algumas horas em torno do fogo à noite e dormem durante a noite. Hoje em dia, com a iluminação elétrica, os televisores, os computadores portáteis e smartphones, a distinção entre a noite e o dia tornou-se mais difusa, tanto que pode alterar o seu relógio biológico. Mas você pode corrigi-lo.

Viu-Se que com a apreciar apenas um par de dias cheios de luz natural, com suas noites escuras, nosso ritmo circadiano é ajustado e nos ajuda a conciliar o sono. Algo tão simples como passar um fim de semana acampando ao ar livre nos possa ajudar a regular o relógio interno.

Durante a semana, certifique-se uma boa luz natural durante o dia, prescinde o mais possível da iluminação de fundo de telefones e computadores portáteis e, à noite, dorme totalmente às escuras. Assim, você pode melhorar o seu sono e o seu desempenho físico diário.

5 dicas para não sofrer a mudança de hora
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