Por que me sangram as gengivas?

O primeiro que há que ter em conta, é que uma gengiva saudável não tem porque sangrar. Então, se você sangra a gengiva, é sintoma de que algo não vai bem.


Muitas pessoas pensam que o sangramento das gengivas é causado pela escova de dentes.


Local onde lhe atribuem o problema, as cerdas duras, ou que escovar o fazem com muita força, mas a realidade é que isso é muito pouco provável. Se as gengivas estão saudáveis, já pode ter uma escova de cerdas duras, ou escovar energicamente que não devem sangrar.


Embora o sangramento pode ser produzido por múltiplas causas, a principal causa que o provoca é uma doença das gengivas chamada gengivite. Talvez já tenha ouvido falar dela no passado.


Como ocorre a inflamação das gengivas?


A gengivite é causada por um acúmulo de placa entre os dentes. A placa bacteriana é a principal causa da cárie dentária e, se não for removido, torna-se um depósito rígido chamado tártaro que fica preso na base do dente. A placa e o tártaro irritam e inflamam as gengivas. Os restos de alimentos que ficam entre os dentes, favorecem a proliferação bacteriana. As bactérias e as toxinas que produzem, fazem com que as gengivas são contaminadas, se inflamam e se tornem sensíveis.


Quais são os sintomas da gengivite?


É um dos problemas dentários que costuma passar despercebida, porque não causa dor, mas com os anos, esta patologia pode se tornar um problema grave se não for tratada a tempo.
Quando a gengivite evolui, é quando se apreciam gengivas sangrantes, vermelhidão ou inchaço, que costumam ser os primeiros sinais característicos da doença das gengivas.


a doença pode evoluir e causar mau hálito, sensibilidade ao frio ou calor, retração de gengiva, mobilidade dos dentes e se continua a avançar mais, é frequente que terminam perdendo peças dentais ou apareçam infecções importantes.

gengivite

dente saudável

dentes com tártaro

dentes com tártaro

gengivite

gengivite


O que devo fazer para cuidar de minhas gengivas?


Em primeiro lugar , a correta higiene bucal é fundamental. Se você não tem certeza se o fizer bem, eu recomendo que acudas ao dentista e ele vai te explicar como você deve fazê-la.
Também é importante que você vá ao dentista para fazer limpezas dentárias periódicas. O ideal é a cada 6 meses, ou, no mínimo, uma por ano. Quando a placa se transforma em tártaro, já passa a ser um trabalho de profissionais, porque não é removido com a escovação e fio dental.
Você pode usar elixires orais, anti-bacterianas que dão bons resultados. Me parece que há um especial para a inflamação das gengivas, listerine para gengivite. Mas posso estar errado
Deixar de fumar é uma boa medida preventiva.


Fontes:
http://www.emedicinehealth.com/gingivitis/article_em.htm
http://www.medicinenet.com/gum_disease/article.htm
http://www.perio.org/consumer/gingivitis.htm
http://www.consumer.es/web/es/salud/problemas_de_salud/2004/03/29/97834.php
http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/spanish/ency/article/001056.htm
http://www.colgate.com.ar/app/CP/AR/OC/Information/Articles/Oral-and-Dental-Health-Basics/Common-Concerns/Gum-Disease/article/What-is-Gingivitis-Signs-and-Symptoms.cvsp

Rate this post