Manu Gavassi – a garota Capricho que se tornou sensação como cantora

por Brenda Borges
Publicado: Última atualização em

Nascida e criada em São Paulo, Manu Gavassi se destaca no mundo da música desde o lançamento da canção “Garoto Errado” em 2010. A música, é um dos maiores sucessos da cantora, e ultrapassa os 17 milhões de visualizações no Youtube.

Seu início, foi na mesma época do grande sensação da revista Capricho, que fazia muito sucesso com os seus “Colírios”.

A cantora voltou a mídia em 2020, após sua participação no reality show Big Brother Brasil, na qual ficou entre as finalistas.

Infância musical de Manu Gavassi

Manoela Latini Gavassi Francisco mais conhecido pelo nome artístico de Manu Gavassi, é filha do radialista Zé Luiz e da psicóloga Daniela Gavassi e irmã mais velha da designer de moda Catarina Gavassi.

Na infância, Manu chegou a cursar artes dramáticas mas acabou deixando de lado para se dedicar profissionalmente à música. Com seus doze anos de idade, aprendeu com seu pai a tocar violão e sua primeira composição foi escrita em inglês, aos 13 anos de idade.

Sua carreira artística iniciou em 2009, através da revista Capricho – que na época ainda estava em circulação física -, participando da Galera Capricho, onde um grupo de leitoras eram selecionadas todos os anos pela redação da revista para operarem como consultoras da marca.

Parceria de Manu e a revista Capricho

Durante uma das reuniões realizadas na Editora Abril feita para conhecer as meninas do grupo, Manu Gavassi revelou que cantava e deu uma palinha, chamando a atenção da repórter Karol Pinheiro, que encorajou a cantora a gravar um vídeo para publicar no site da revista.

O vídeo ganhou bastante repercussão e assim Manu passou a publicar covers de artistas internacionais como Justin Bieber e Taylor Swift e depois divulgar suas músicas autorais através do seu canal no YouTube.

Após um tempo, seu pai enviou alguns vídeos dela cantando suas próprias músicas para o produtor Rick Bonadio, que achou o material interessante e convidou a cantora para fazer parte da sua gravadora Midas Music e gravar seu primeiro álbum de estúdio.

Single ‘Garoto Errado’ e sucesso de Gavassi

Manu Gavassi começou a trabalhar no seu disco, que posteriormente recebeu seu nome como título e foi gravado em um tempo recorde de apenas dois meses, tendo seu lançamento em agosto de 2010.

O primeiro show da cantora ocorreu em setembro, através do evento NoCapricho 2010. Em fevereiro de 2011, Manu lançou a canção “Planos Impossíveis”. Ainda no mesmo ano, sua música “Garoto Errado” fez parte da trilha sonora da novela Rebeldes exibida na Record.

Cantora Manu Gavassi na gravação do seu clipe em São Paulo.

Manu Gavassi na gravação de seu hit ‘Garoto Errado. (Foto: Reprodução/ Google).

Os singles “Garoto Errado” e “Planos Impossíveis” receberam certificado de ouro pela Pro-Música Brasil por suas mais de 40 mil cópias vendidas. Em setembro, a revista Capricho criou para Manu um blog e uma websérie de cinco episódios, mostrando os bastidores de seu dia a dia.

Em novembro, foi lançado o último single do seu álbum, a canção “Odeio”. O videoclipe da música foi lançado exclusivamente através do quadro Garagem do Faustão, exibido no programa Domingão do Faustão. No mesmo mês, Manu Gavassi fez sua estreia como atriz, fazendo uma participação na série Julie e os Fantasmas, dando vida a personagem Débora.

Parceria com a cantora Dulce María

Em junho de 2012, Manu Gavassi gravou as canções “O Céu Eu Vou Tocar” e “Ao Ar Livre” para a trilha sonora do filme da Disney, Valente. Em abril de 2013, lançou o single “Clichê Adolescente”, faixa que dá o nome ao seu segundo álbum de estúdio.

Em julho, a cantora fez uma participação no musical Tudo Por Um Popstar, interpretando ela mesma. No mês de outubro, Manu Gavassi participou do filme NoCapricho, retratando um pouco de sua vida cotidiana. Seu álbum Clichê Adolescente foi lançado em novembro e contou com um mini-documentário publicado em seu canal do Youtube.

Em janeiro de 2014, foi convidada pela cantora mexicana Dulce María para fazer um dueto em português da canção “Antes que ver el sol”, sendo a música lançada em agosto. Em fevereiro, Manu Gavassi fez sua estreia na televisão com a novela Em Família, interpretando a cantora Paula.

Estreia de Manu Gavassi na televisão

Em julho de 2014, Manu Gavassi estreou como dubladora, dando a voz aos personagens Vitória na série Larry e os Sinistros, exibido pela emissora Globo, e, a personagem Dorothy Gale no filme A Lenda de Oz.

Em dezembro, passou a interpretar a vilã Vicki na 20° temporada da novela Malhação. Manu inicialmente iria fazer apenas um participação na trama, mas devido a repercussão e sucesso de sua personagem, ela retornou e permaneceu até o final como uma das personagens centrais.

Mano Gavassi caracterizada como sua personagem Vicky.

Mano Gavassi como sua personagem Vicky em Malhação. (Foto: Reprodução/ Google).

Em dezembro, lançou o single “Esse Amor Tão Errado”, que tem como destaque o seu videoclipe gravado em Los Angeles e esteve presente na coletânea Jovens Tardes.

Gavassi da pausa de 2 anos na carreira

Após uma pausa de dois anos na carreira musical para focar em sua carreira como atriz, Manu Gavassi em 2015 deixou a gravadora Midas Music depois de cinco anos de contrato e assinou com a gravadora Angorá Music, dando início as gravações do seu primeiro EP, intitulado Vício.

Em novembro, foi lançado “Camiseta”, o primeiro single de seu EP. O EP Vício foi lançado em dezembro com um total de cinco faixas, toda sua produção foi assinada pelo cantor Junior Lima e o baixista Dudinha Lima.

Em janeiro de 2016, Manu Gavassi lançou uma websérie mostrando os bastidores de gravação do seu álbum e dos videoclipes lançados. Em fevereiro, lançou o single “Direção” e em seu videoclipe, temos a participação do ator Rafael Vitti, com quem Gavassi protagonizou cenas bem quentes, interpretando um casal que vive um relacionamento conturbado.

Manu Gavassi promove doação de sangue coletiva

O videoclipe da canção “Vício” foi lançado em duas partes e foi necessário a colaboração de seu fãs ao doarem uma quantidade específica de sangue para sua liberação.

Tendo como parceria a Fundação Pró-Sangue, a campanha Play Pela Vida tinha como objetivo incentivar a doação para os fãs da cantora. Em março de 2016, Manu Gavassi deu início a Vício Tour em São Paulo, sendo a primeira turnê da sua carreira.

Em novembro de 2016, Manu Gavassi estreou nas telonas gravando seu primeiro filme Socorro, Virei Uma Garota! interpretando a protagonista Melina, e teve sua estreia em agosto de 2019.

No mesmo ano, passou a ter sua carreira administrada pelo empresário Felipe Simas e assinou contrato com a gravadora Universal Music, dando continuidade as gravações do seu terceiro álbum de estúdio.

Manu Gavassi no Rock in Rio Lisboa

Em abril de 2017, Gavassi lançou seu terceiro álbum de estúdio intitulado Manu. Nesse mesmo dia, foi lançado o single “Hipnose”, sendo o grande o carro-chefe do seu novo disco. A Manu Tour teve início no mês de maio em Campinas.

Em julho fez uma participação na série Planeta B, exibida pelo canal de assinatura Multishow, interpretando a serial killer Josephine. Em novembro, Manu Gavassi lançou seu primeiro livro intitulado Olá, Caderno!, através da editora Rocco.

Em 2018, Manu Gavassi lançou o single “Me Beija”, que conta com um videoclipe cheio de referências aos anos 2000. Em julho, Gavassi foi convidada pelo cantor português Agir para uma apresentação da música no Rock in Rio Lisboa.

Manu Gavassi nos backstages do Rock In Rio Lisboa.

Manu Gavassi durante sua participação no Rock In Rio Lisboa. (Foto: Reprodução / Google).

Acusação de plágio contra Gavassi

Em abril de 2017, após lançar o videoclipe da sua canção “Hipnose”, Manu Gavassi foi acusada de plágio pelo diretor visual Titanic Sinclair, que acusou a cantora em uma publicação em seu Twitter de ter plagiado o videoclipe da canção “Hypnotic” da cantora norte-americana Zella Day.

Rapidamente a cantora negou o plágio e disse ter se inspirado em “Hypnotic”, da mesma forma como diversos outros artistas também fazem e colocou na descrição do seu videoclipe, “Inspirado em “Hypnotic”, da Zella Day, por Gianennio Salucci”.

Início da série ‘Garota Errada’ de Gavassi

Em 2018, Manu protagonizou a série Z4, dando vida a coreógrafa Pâmela. Em novembro, a cantora anunciou uma nova turnê nomeada Manu Pocket Tour, essa turnê trouxe um formato diferente de shows, seguindo o modelo acústico do início de sua carreira, com Manu contando as histórias por trás de suas músicas.

Em dezembro, foi lançado seu EP Cute but Psycho, trazendo como forma de divulgação, uma história contada por fotografias analógicas, postada com legendas misteriosas em suas redes sociais, e contou com a participação do ator João Vithor Oliveira.

No mesmo mês, Manu Gavassi lançou uma websérie baseada em sua própria vida e intitulada Garota Errada através do seu canal no YouTube, o roteiro e a direção criativa foram assinados por ela mesma.

Manu Gavassi nas campanhas publicitárias

Em maio de 2019, Gavassi lançou o EP MINIDocs Nashville com quatro faixas de releituras de alguns de seus sucessos, como uma forma de celebrar seus dez anos de carreira, ocupando o 1° lugar no iTunes Brasil.

Em setembro, a cantora lançou o EP Cute but (still) Psycho, segunda parte do EP Cute but Psycho, lançado anteriormente.

Fugindo um pouco da carreira musical, Manu Gavassi começou a estudar roteiro e decidiu investir em sua carreira como diretora criativa, coordenando seus últimos projetos lançados e criando campanhas publicitárias para marcas, através da sua Cute but Psycho Agency.

Sucesso do segundo EP de Manu

No dia 28 de janeiro, a cantora lançou a canção “Áudio de Desculpas”, faixa que faz parte do EP Cute but (still) Psycho, lançado no ano passado.

O videoclipe da canção teve o roteiro e a direção criativa assinados por ela e chegou em mais de 1 milhão de visualizações em 24 horas, estando em primeiro lugar nos vídeos em alta no YouTube. A canção também emplacou o Top 50 viral do Spotify, juntamente com as canções “Planos Impossíveis”, lançada em 2011 e outras músicas antigas de Manu Gavassi.

O single “Áudio de Desculpas” foi a primeira canção da cantora a emplacar no TOP 50 das músicas mais tocadas do Spotify Brasil, alcançando a 37° posição. A música também alcançou a 38° posição no TOP 50 das músicas virais do mundo e recebeu certificado de ouro pela Pro-Música Brasil por 40 mil cópias vendidas.

Cancelamento da turnê de Gavassi

Sua participação no reality fez seu livro Olá, Caderno! lançado em 2017, se esgotar em vendas e ganhar uma adaptação no cinema.

Em fevereiro deste ano, Manu Gavassi anunciou uma mini-turnê nomeada Cute but Psycho Experience, que foi adiada para 2021, por causa da pandemia do COVID-19.

Em abril, a cantora alcançou a 4° posição e se tornou a artista brasileira mais bem posicionada da Social 50 Chart da Billboard, um ranking mundial que analisa o engajamento dos artistas nas redes sociais.

Gavassi também alcançou a 30° posição no Emerging Artists, lista que mostra os artistas que estão fluindo nas paradas da Billboard, indicando quem está em ascensão no momento.

Relacionamento conturbado com ator Chay Suede

Em 2020, Manu Gavassi participou da 20° temporada do reality show Big Brother Brasil, como uma das convidadas do grupo camarote, ficando em 3° lugar na grande final.

Durante o confinamento, a cantora fez algumas revelações sobre seus relacionamentos passados e se tornou assunto na rede social Twitter ao comentar que teria vivido um relacionamento abusivo e cheio de traições com um ex.

O ator Chay Suede e a cantora Manu Gavassi durante namoro.

Manu Gavassi e Chay Suede na época em que namorava. (Foto: Reprodução/ Google).

Sem mencionar nomes, os internautas deram um jeito de adivinhar quem seria esse tal namorado e o nome do ator Chay Suede foi o escolhido pelos rumores. Em outubro de 2011, Manu Gavassi começou a se relacionar com o ator e cantor Chay Suede, após conhecê-lo durante o primeiro show da banda Rebeldes, em que ela fez o show de abertura, assumindo namoro apenas em novembro de 2012.

O relacionamento chegou ao fim em junho de 2014, após Chay iniciar as gravações da novela Império na Globo, por meio das redes sociais os dois anunciaram o fim do namoro sem muitas explicações.

Gavassi faz pedido de namoro dentro do BBB

Em janeiro de 2018, Manu Gavassi iniciou um relacionamento com o influenciador e empresário Leo Picon. O casal assumiu a relação em julho do mesmo ano, porém o relacionamento chegou ao fim no mesmo mês.

Em outubro de 2019, durante o Rock in Rio, começou a se relacionar com o engenheiro Igor Carvalho Rodrigues. Em janeiro de 2020, Gavassi o pediu em namoro durante seu confinamento no Big Brother Brasil. Igor aceitou, fazendo uma declaração para a cantora através do seu Instagram.

Infelizmente em junho deste ano, foi confirmado o fim do relacionamento do casal por meio de suas redes sociais.

Manu Gavassi é acusada de racismo

Em fevereiro de 2020, enquanto ainda estava confinada no reality show Big Brother Brasil 20, Gavassi foi acusada de racismo após fazer um comentário sobre o relacionamento dos participantes Daniel Lenhardt e Marcela Mc Gowan.

“Para mim, casal que a cor combina, a cor das pessoas mesmo, é muito forte. É sério. Esteticamente falando vocês são extremamente agradáveis. Parabéns.”

No dia 11 de maio, ao ser questionada sobre essa fala em uma entrevista para a UOL, Manu disse que estava falando sobre a paleta de cores e não da cor de pele de ambos e pediu desculpas pelo comentário.

“Não tinha nada a ver com cor de pele o que eu falei do Daniel e da Marcela, tanto que depois eu fiz um outro comentário, até no mesmo dia, dizendo que também amava a paleta de cores da Thelminha com a Marcela. Elas estavam vestindo flores e deitadas juntas no chão. Mesmo assim, se eu fiz um comentário que ofendeu alguém, eu vou rever esse comentário e pedir desculpa por isso.

A gente vive em uma sociedade racista, um país que é extremamente racista e que foi o último a abolir a escravidão. Temos resquícios disso até hoje. Eu sei muito bem que a gente tem que buscar cada vez mais se instruir, dar voz para essas pessoas e entender a nossa maneira de ajudar também. E quanto ao meu erro, não importa. Mesmo se eu não tive a intenção. Se eu ofendi uma pessoa, eu vou pedir desculpa.”, declarou a cantora.

Sucesso com a série ‘Garota Errada’ de Manu Gavassi

Antes de entrar em confinamento, Manu gravou uma série de vídeos para sua websérie Garota Errada, que foram publicados através do seu Instagram, retratando de forma divertida sua participação no BBB.

Gavassi foi bastante elogiada na Internet por sua estratégia de marketing para divulgar seu trabalho, enquanto participava do reality. Em abril deste ano, foi noticiado que a plataforma de streaming Globoplay estaria interessada em produzir a série, devido a grande repercussão e sucesso que recebeu.

Cantora Manu Gavassi durante a divulgação de sua websérie.

Foto utilizada por Manu Gavassi na divulgação da websérie ‘Garota Errada’. (Foto: Reprodução/ Instagram).

Em entrevistas, Manu Gavassi revelou que transformará Garota Errada em uma série e que existe a possibilidade de ir para TV e ter a direção do ator Selton Mello e a participação de sua amiga, a atriz Bruna Marquezine.

Em junho, Manu Gavassi foi convidada para integrar no elenco da novela Salve-se Quem Puder da emissora Rede Globo, porém teve que recusar o convite pois já estava confirmada no elenco da série Condom Ladies, da escritora Natália Klein, que tem suas gravações previstas para setembro e será exibida pela Netflix.

Em julho, participou do vídeo “Tik Toker”, exibido pelo canal de humor Porta dos Fundos, interpretando Lelê, uma mulher viciada no aplicativo TikTok.

Related Articles

Deixe seu comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais