Neymar Jr. – de uma origem humilde para os campos internacionais

por Brenda Borges
Publicado: Última atualização em

Batizado como Neymar da Silva Santos Júnior, o jogador Neymar se tornou um ídolo do futebol depois entrar para o time profissional do Santos, no ano de 2009.-

Revelado nas categorias de base do Santos, o jogador atua como atacante. Seus maiores títulos na carreira até agora foram: Libertadores da América, Champions League, Jogos Olímpicos e Copa das Confederações.
Considerado um dos melhores jogadores do Brasil em atividade, Neymar é habilidoso dentro dos gramados, mas polêmico igualmente tanto dentro como fora deles.

Neymar das categorias de base para o profissional

Neymar da Silva Santos Júnior nasceu e foi criado até a adolescência em Mogi das Cruzes (São Paulo), filho de Nadine Santos e Neymar da Silva Santos, veio de uma origem humilde e morou com os pais e irmã em um cômodo na casa de sua avó em São Vicente por um longo tempo.

Neymar iniciou sua carreira como atleta nas categorias de base no time Portuguesa Santista em 1998, sendo transferido para o time santista apenas em 2003. Com apenas 11 anos de idade, conquistou todos na categoria de base do time.

Após seis anos nas bases, em 2009 finalmente foi promovido ao time principal do Santos sendo até considerado no mesmo ano, a maior revelação do Campeonato Paulista.

A passagem consagrada pelo Santos de Neymar

Em 2010, foi destaque ajudando seu time a ser consagrado como campeão paulista. Nesse campeonato, Neymar marcou gols em todos os cinco jogos, conquista até então pouco vista em outros jogadores com a idade dele.
No mesmo ano, foi campeão pela Copa do Brasil, torneio no qual foi artilheiro com onze gols.

Em 2011, foi bicampeão. No mesmo ano, foi campeão da Taça Libertadores na final com o Peñarol, tendo feito um dos gols, no resultado de 2 x 1.

Ainda em 2010, foi convocado pelo técnico Mano Menezes para jogar na seleção principal do Brasil, onde jogou vários amistosos. Outra grande realização de Neymar foi o Campeonato Sub 20, de 2011, quando o Brasil foi campeão.

Neymar sendo pai aos dezenove anos!

O ano de 2011 trouxe muitas novidades a vida do craque, além da vitória com a seleção brasileira veio a notícia de que Neymar seria pai pela primeira vez.

Aos dezenove anos e por meio de seu site oficial, foi confirmada a gravidez de Carolina Dantas, que na época tinha dezessete anos e não teve seu nome divulgado a fim de preservar sua imagem e do bebê.

Neymar posa ao lado de seu filho Davi Lucca.

Davi Lucca e Neymar posam juntos em foto. (Foto: Reprodução/ Instagram)

Davi Lucca nasceu no mês de agosto em São Paulo, mesmo com nascimento de seu filho e até durante a gravidez, Neymar não chegou a manter o relacionamento com Carolina. Pagando uma pensão de aproximadamente 30 mil reais, além de dar sua cobertura onde ele e sua família moraram durante 2008/2009 para Carolina e Davi.

O relacionamento conturbado com Bruna Marquezine

Em 2013, o jogador do Barcelona assumiu publicamente o namoro com a atriz da rede Globo, Bruna Marquezine. Após curtirem juntos os desfiles das Escolas de Samba no Rio de Janeiro, Neymar e Bruna assumiram que já estavam juntos há quase um mês.

Passado apenas um ano, veio pela assessoria da atriz Marquezine o primeiro dos vários términos que ela teria com Neymar. Segundo rumores e especulações de sites de fofoca, o término seria em consequência de envolvimentos com outras mulheres, porém nada confirmado por ambas partes.

Casal Bruna Marquezine e Neymar durante evento Amfar em São Paulo.

Bruna Marquezine e Neymar posam juntos em evento da Amfar em São Paulo. (Foto: Reprodução/ Google Imagens)

Durante seu evento em prol do Instituto Neymar em 2017, o jogador Neymar voltou a confirmar seu fim de namoro com Bruna Marquezine, com um penteado novo e sem aliança, o jogador ainda esclareceu que o término foi amigável.

No final desse mesmo ano, o casal foi visto novamente juntos aumentando as especulações de uma possível reconciliação, que mais tarde foi confirmado pelo mesmo em uma declaração super romântica em suas redes sociais.

Foi apenas em 2018, após várias idas e vindas, o casal anunciou em suas contas pessoais o término até então definitivo do namoro, segundo Bruna Marquezine a decisão teria sido tomada pelo jogador em causa de do atual relacionamento à distância e a recusa de Bruna de se mudar para Paris.

Neymar no Barcelona e controvérsias na contratação

Em março de 2013, Neymar foi contratado pelo clube espanhol Barcelona. Em sua apresentação oficial, no dia 3 de junho de 2013, o jogador foi recepcionado no Camp Nou por aproximadamente 56 mil torcedores.

Em meio às comemorações da nova contratação, a transferência do jogador para o time Barcelona envolveu uma série de polêmicas. Quando oficializada em 25 de maio de 2013, o valor divulgado da negociação era de 57 milhões de euros, mas o valor total da transação pode ter sido entre 86 milhões a 95 milhões de euros, segundo especulações.  

A Justiça espanhola resolveu investigar o caso no início de 2014, confirmando mais tarde delitos nos contratos entre o jogador, a empresa de seu pai e o presidente do Barcelona, Sandro Rosell.

O grande escândalo gerou a demissão de Rosell do comando do clube e a confirmação por parte do pai de Neymar que teria recebido o aval para realizar a negociação do jogador em nome do então presidente dos Santos, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro. 

Neymar passou quatro anos no Barcelona, realizou 186 jogos oficiais, fez 105 gols e ganhou oito títulos. Permaneceu no Barcelona até julho de 2017. No dia 2 de agosto de 2017, o Barcelona anunciou a saída do jogador do clube espanhol. 

O jogador mais caro do PSG

Neymar foi apresentado aos torcedores do time francês Paris Saint-Germain no dia 4 de agosto de 2017, no estádio Parc des Princes, em Paris diante de mais de 40 mil torcedores. O contrato fechado por ambos se prolongará até 30 de junho de 2022, podendo ou não ser renovado. 

O PSG pagou uma multa rescisória no valor de 222 milhões de euros (821,4 milhões de reais), tornando Neymar o jogador mais caro de todos os tempos no time.

No dia 23 de janeiro de 2019, na Copa da França, no jogo contra o time Strasburg, o jogador fraturou o pé direito, a mesma lesão que sofreu em 2018, quando teve que ser operado ficando fora dos campos durante 10 meses.

Confusões em campo e processo contra Neymar

Neymar é conhecido por muitos por ter um temperamento um tanto quanto explosivo e demonstrar bastante isso em campo, gerando várias acusações de agressão e até mesmo de preconceito contra o mesmo.

Em 2010, o jogador teria sido acusado de agressão contra o técnico do Avaí, Antônio Lopes, após o mesmo o acusar de estar dando faltas em excesso para o jogador.

Foi processado pelo juiz Sandro Meira Ricci por conta de uma declaração no Twitter, na qual teria chamado o juiz de “ladrão”, devido a um lance no qual recebeu cartão amarelo em uma partida contra o Atlético Goianiense.
Porém, logo na sequência o jogador teria apagado a mensagem e disse que outra pessoa havia utilizado a sua conta no microblog para escrever essa frase. Ainda assim, o árbitro resolveu ingressar judicialmente contra Neymar, pedindo uma indenização de 20 mil reais por ofensas morais.

Neymar agride torcedor na França

Sua última confusão envolvendo agressão ocorreu em 2019, após o time francês perder a final da Copa da França para a o clube Rennes.

Enquanto subia para receber a medalha de prata, Neymar agrediu com socos um torcedor que dirigiu uma série de insultos contra os jogadores do Paris Saint-Germain. Após pequena confusão, tanto torcedor quanto o jogador Neymar demonstraram estarem arrependidos de tal episódio.

Contudo em agosto, o torcedor identificado apenas como Nelson, entrou com um processo contra o jogador. A denúncia acabou sendo arquivada e o jogador apenas recebeu uma advertência da justiça francesa e a punição de ficar fora dos três primeiros jogos do clube francês.

Acusação de estupro contra jogador Neymar

A carreira de Neymar além de ser bem sucedida e cercada de polêmicas e controvérsias. A última a ganhar repercussão internacional foi o caso de acusação de estupro feita pela modelo Najila Trindade.

Em junho de 2019, a modelo teria registrado um boletim de ocorrência acusando o jogador Neymar de estupro em Paris. Segundo a vítima : “Neymar ficou agressivo após uma troca de carícias e, mediante violência, praticou relação sexual sem o consentimento da vítima.”.

No mesmo dia em que o caso veio a público, o atacante do PSG negou as acusações e expôs por meio de sua rede social, as conversas que teve com Najila, viralizando na Internet.

O advogado que representava a vítima abandonou o caso, afirmando que Najila Trindade estaria mentindo além de mais tarde ser divulgado que Najila teria “perdido” as provas que continha contra o jogador.

Ambas as partes foram convocadas para prestar diversos depoimentos durante todo o caso. No dia 8 de agosto, o Ministério Público do Estado de São Paulo pediu à justiça o arquivamento do inquérito, devido à falta de provas contra Neymar.

Um futuro incerto para Neymar Jr.?

Durante a pré-temporada europeia, Neymar manifestou seu desejo de deixar o clube Paris Saint-Germain, segundo o dirigente do clube, Leonardo. Vários clubes chegaram a negociar sua contratação, entre eles os times espanhóis Real Madrid e Barcelona.

Neymar em apresentação ao clube francês em 2017.

Neymar em apresentação ao clube PSG. (Foto: Reprodução/ Google)

Enquanto acontecia as negociações, o jogador foi afastado do clube, passando a treinar separado do elenco principal. Após o fechamento da janela de transferências, e sem acordo com nenhum clube, voltou a ser reintegrado, sendo confirmado como titular na partida contra o Strasbourg, em duelo válido pela quinta rodada da Ligue 1.

Atualmente, segundo jornais internacionais o clube está oferecendo o camisa 10 para o clube inglês Manchester United, porém nada foi confirmado pela comissão do time.

Related Articles

Deixe seu comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais