Photoshoot da cantora Glória Groove. (Foto: Reprodução/ Google).

Glória Groove – De cantor mirim a renomada drag queen brasileira

por Brenda Borges
Publicado: Última atualização em

Nascido e criado na Vila Formosa, na região da Zona Leste de São Paulo, Glória Groove teve seu contato com a música desde muito jovem e através de sua própria família.

Cantando no coral da igreja, teve de lá suas primeiras influências no gênero que adotaria para a base e composição de suas canções e foi através do teatro que desenvolveu melhor sua postura e comunicação com o público.

Iniciou sua carreira em 2002, fazendo parte da nova formação do Balão Mágico. Após dez anos se dedicando à dublagem, ganhou notoriedade nacional em 2016 com a faixa “Dona”.

As influências de Glória Groove vêm de família

Daniel Garcia Felicione Napoleão mais conhecido pelo nome artístico de Glória Groove, vem de uma família já ligada a indústria musical.

Nascido e criado na Zona Leste de São Paulo, seu avós paternos faziam parte do circo e, sua mãe além de ser backing vocal do grupo Raça Negra, também se apresentava com sua tia em bares como uma forma de complementar a renda familiar.

De uma origem humilde, na infância fazia parte do coral da igreja, onde teve suas primeiras referências musicais como o soul e a black music. Esses gêneros musicais foram decisivos para a construção da carreira musical de Glória Groove. A artista começou a se envolver com o mundo artístico em 2002, quando fez parte do elenco da Galera do Balão, a nova formação do Balão Mágico.

Glória Groove no elenco do Balão Mágico.

Glória Groove ( de boné azul) na foto do grupo Balão Mágico. (Foto: Reprodução/ Google).

Trabalhos na TV e carreira na dublagem de Glória

Entre os anos de 2005 a 2006, Glória Groove participou do concurso Jovens Talentos do Programa do Raul Gil na emissora Band, chegando a ficar entre os semifinalistas.

Além disso,a cantora integrou o elenco da telenovela Bicho do Mato da emissora Record TV, onde interpretava o personagem Ruy de Sá Freitas, irmão do protagonista, e contracenava com a atriz Beatriz Segall sua avó na trama.

Glória Groove também é conhecida pelos trabalhos de dublagem em seriados e desenhos como Hannah Montana, Doki, Power Rangers, Digimon Xros Wars e a franquia de filmes Descendentes.

O mundo Drag e nascimento de ‘Glória Groove’

Passou a se identificar com a cultura drag em 2014, através do programa RuPaul’s Drag Race, famoso na comunidade LGBTQIA+ por trazer artistas performáticos para competir entre si em números de dança, maquiagem e costura.

Decidindo explorar mais o gênero drag e adotando o nome de Glória Groove. Em entrevista ao portal online UOL, Glória comentou um pouco sobre a descoberta:

“Nunca me encaixei e me enxerguei dentro do que as pessoas esperavam para mim. Quando se olha, não se sabe se é homem, mulher, meio do caminho, se chama de ele ou de ela. Ser drag me permitiu me ver pela primeira vez como artista. Ali dentro, posso explorar o que quiser”, declarou a cantora.

Glória lança seu álbum de estreia

Em 2016, Glória Groove decidiu dedicar-se completamente a carreira de cantora e lançou seu primeiro hit “Dona”, chamando a atenção na indústria musical.

Devido ao sucesso, a cantora iniciou uma turnê intitulado “Dona Tour”, passando diferentes estados do Brasil. Glória chegou a abrir shows de famosas drag queens internacionais como Adore Delano e Sharon Needles.

Um ano depois, a cantora lançou seu álbum de estreia, nomeado “O Proceder”. Em suas letras, Glória Groove tenta retratar sua vida como gay e drag queen da periferia, trazendo um ponto de vista mais pessoal. As faixas de destaque “Problema” e “Proceder” retratam bem essas ideias. Logo após o lançamento do álbum, a cantora iniciou a turnê “O Proceder Tour”.

Glória Groove e outras Drags na gravação de seu clipe.

Glória Groove na gravação de seu clipe “Proceder”. (Foto: Reprodução/ Google).

Primeiros sucessos e vida como base das canções

Em junho de 2017, Glória Groove lançou o clipe do single “Gloriosa”, o clipe todo cor-de-rosa traz em suas letras o empoderamento e autoestima, utilizada pela própria drag para superar os momentos difíceis.

Atualmente seu clipe já acumula mais de 6 milhões de visualizações e a música se tornou a segunda em sua carreira a ultrapassar 1 milhão de reproduções na plataforma de streamings Spotify, abrindo as portas para a drag queen no aplicativo.

No final do mesmo ano, a cantora trans Linn da Quebrada lançou o single “Necomancia” com a participação de Glória. A cantora também lançou os singles “Liga o Mic”, em parceria com Murilo e Guido, e a canção “Muleke Brasileiro”, seu quarto e último single do álbum de estreia.

Glória Groove como um ícone da indústria musical

Daniel define a “Glória Groove” como “meio arrasto, meio rapper”, e suas composições variam de soul, trap, R&B e funk brasileiro. A cantora também é conhecido por interpretar e cantar como “rapper masculino” e “queer feminino”. O exemplo disso está nos videoclipes de “Dona”, “Império”, “Bumbum de Ouro”, e “Apaga a Luz”.

A carreira de Glória Groove como cantora é uma maneira de “usar minha própria voz para apontar o que há de errado no Brasil”. A cantora pretende representar a comunidade LGBTQIA+: “Minha música espera significar a existência de milhares de pessoas LGBTQIA+ – nossa música se torna uma plataforma de amor e auto-aceitação”.

Glória Groove foi descrita como “ídolo” LGBTQIA+ pela mídia brasileira. A cantora foi destaque em “Rain Power”, um ensaio fotográfico publicado na edição de agosto de 2017 da edição brasileira da revista Vogue. Apesar deste rótulo, a música de Groove também tem sido popular entre o público não-LGBTQIA+.

O divisor de águas na carreira de Glória Groove

Em fevereiro de 2018, Glória Groove lançou o clipe do hit “Bumbum de Ouro”, sendo esse considerado o grande divisor de águas na carreira da drag queen. O videoclipe, foi um dos assuntos mais comentados na rede social Twitter em seu lançamento.

Já ultrapassando a marca de 105 milhões de visualizações no YouTube e chegando ao Top 100 das Mais Tocadas no Spotify, a música ganhou ainda mais repercussão ao entrar para a trilha sonora de novela Malhação: Vidas Brasileiras.

Glória Groove no clipe Bumbum de Ouro.

Glória Groove na gravação de seu hit “Bumbum de Ouro”. (Foto: Reprodução/ Google).

Ainda em 2018, Glória Groove lançou a parceria com o cantor baiano Léo Santana, o hit “Arrasta” alcançou o topo da lista Viral Brasil no Spotify e seu videoclipe conta com mais de 45 milhões de visualizações. O hit trouxe uma nova fase da cantora para o público, focando mais no gênero pop.

Lançamento do EP ‘Alegoria’ de Glória Groove

O último lançamento da cantora foi o EP intitulado “Alegoria”. Lançado em 2019, o EP conta com 4 faixas inéditas e traz novamente a versatilidade de Glória Groove como rapper e cantora.

Suas 4 faixas contam cada uma com clipes super produzidos e que se conectam entre si, bem no estilo que a cantora gosta de realizar. Trazendo novamente o conceito de utilizar de sua vida pessoal como base para a criação de suas letras, Glória Groove conta em entrevista ao jornal Correio Braziliense :

“Cada uma das faixas tem seu espacinho muito específico na minha vida. Eu acho que Mil grau é uma joia preciosa, que Magenta ca$h fala sobre um assunto muito importante que eu sempre quis tratar. Sedanapo é sobre poder falar de amor e afeto. A caminhada é a ostentação, mostra a ascensão e a progressão da Glória. Cada uma representa uma coisa muito real da minha vida e isso é muito legal, ter essa mistura de experiências, mas que se conectam”, destaca a drag queen.

Capa do EP 'Alegoria' de Glória Groove.

Capa do EP ‘Alegoria’ da drag Glória Groove. (Foto: Reprodução/ Google).

Cada um dos seus clipes conta com mais 4 milhões de visualizações, sendo a faixa “Sedanapo” detentora de mais de 12 milhões. Esse EP da cantora Glória Groove é considerado um dos melhores tanto visualmente quanto liricamente de sua carreira e lhe deu ainda mais espaço na indústria musical brasileira.

Related Articles

Deixe seu comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais