A história de Gusttavo Lima: da infância humilde à ostentação

Nivaldo Batista Lima, conhecido artisticamente como Gusttavo Lima, nasceu em 3 de setembro de 1989 em Presidente Olegário, Minas Gerais. A história de um dos maiores nomes do sertanejo universitário é de muita luta, dificuldades e humildade.

Desde a pré-adolescência, Gusttavo tentou a carreira de cantor na região onde vivia em Minas Gerais e em Brasília, onde passou fome, formou uma dupla sertaneja, adotou o nome artístico, quase desistiu de tudo e foi para Goiânia, onde tornou-se compositor e depois começou uma tímida carreira solo.

Gusttavo Lima tornou-se um dos maiores cantores do Brasil após infância pobre. Foto: divulgação.

Gusttavo Lima passou fome em Brasília

Na infância humilde no interior de Minas Gerais, Gusttavo Lima tentou o sucesso no Trio Remelexo, na cidade de Itabira, onde três de suas irmãs trabalhavam com serviços domésticos e braçais no campo.

Aos 13 anos, tentou seguir carreira em Brasília, onde a família de Gusttavo tinha um conhecido que prometeu ajuda. Porém quando o menino chegou na rodoviária, o amigo da família não apareceu como combinado, e Gusttavo ficou três dias na rodoviária, com fome e sobrevivendo com os trocados que recebia ao tocar guitarra e cantar.

O conhecido da família apareceu e levou o garoto pra casa, onde Gusttavo viveu de favor no quarto dos fundos. Na capital brasileira Gusttavo tentou cantar com seus irmãos, que desistiram e voltaram a Minas Gerais, mas Gusttavo persistiu em Brasília.

Goiânia mudou a vida de Gusttavo

Após a desistência de seus irmãos em tentar uma carreira musical, o menino adotou finalmente o nome artístico de Gustavo e participou de uma dupla sertaneja, Gustavo & Alessandro, que fracassou e não durou nem um ano. Depois disso, o jovem passou a ser guitarrista de uma banda local.

Quase desistindo, um familiar sugeriu a Gusttavo tentar a carreira em Goiânia, onde o mercado de música sertaneja estava aquecido. Lá, o mineiro começou a estabelecer contatos e ficou conhecido como compositor e seu primeiro sucesso autoral foi a canção “Revelação”, interpretada por João Neto & Frederico.

Nesta época, em 2008, seu nome artístico ganhou mais um T porque o nome escolhido já tinha registro como marca nacionalmente.

Carreira solo de Gusttavo cresceu rapidamente

Em 2008, após estourar como compositor, Gusttavo Lima lançou seu primeiro álbum solo, com 24 músicas, como “Rosas, Versos e Vinhos”, que chegou a ao primeiro lugar de uma parada numa rádio de Goiânia.

Com tamanho destaque regional, em 2010 Gusttavo foi notado pela gravadora Som Livre e contratado, pela qual lançou seu primeiro DVD e CD, intitulado “Inventor dos Amore”, e vendeu 15 mil cópias.

O grande sucesso veio logo no ano seguinte. Ainda pela “Som Livre”, Gusttavo Lima lançou o DVD “Gusttavo Lima e Você”, com o maior hit de sua carreira, “Balada”. O alcance da música foi estrondoso, já que atingiu top 10 em países europeus e consolidou a carreira do cantor.

Capa do primeiro DVD de Gusttavo Lima lançado pela Som Livre. Foto: divulgação

Gusttavo Lima tem quase dez anos de sucesso

Apesar do temor de se tornar um cantor de apenas um hit, Gusttavo soube aproveitar a sucesso internacional e a explosão do sertanejo universitário. Com a participação em programas de TV e divulgação através de uma grande gravadora, o cantor lançou quase um DVD e CD por ano de carreira.

Desde então, Gusttavo Lima e seus lançamentos foram indicados a diversos prêmios nacionais, como Troféu Imprensa, do SBT e Melhores do Ano, do Domingão do Faustão.

Com o tempo, Gusttavo passou a ser um dos maiores nomes do sertanejo de todos os tempos no Brasil, assim também fez grandes mudanças na carreira. Em 2019 deixou a Som Livre e assinou com a Sony Music.

Gusttavo Lima é casado e tem dois filhos

Desde 2012, Gusttavo Lima tem relacionamento a modelo e ex-A Fazenda Andressa Suíta, ex do ator Theo Becker, com quem se casou duas vezes. Em 2015 numa cerimônia em casa e em 2016 a cerimônia foi religiosa, na fazenda do cantor.

Após cinco anos juntos, o casal teve seu primeiro filho. Gabriel nasceu em 28 de junho de 2017 e pouco tempo depois Andressa já estava grávida de novo. Em 2018 nasceu o segundo filho do casal, Samuel.

O nome escolhido pelo segundo filho seria o nome do próprio Gusttavo, segundo o desejo de sua mãe. Mas o quando o pai do cantor foi ao cartório registrá-lo encontrou um primo no caminho, de nome Nivaldo, e decidiu prestar uma homenagem.

Gusttavo Lima é casado com Andressa Suita desde 2015. Foto: reprodução/Instagram

Em suas redes sociais o cantor causa polêmicas

Gusttavo Lima é muito popular também nas redes sociais. Em seu Instagram, sua principal rede social, o cantor tem quase 34 milhões de seguidores e no Twitter são 13 milhões.

O cantor gosta de expôr sua vida nas redes sociais e constantemente é alvo de críticas por suas opiniões polêmicas e comportamentos controversos. Algumas das maiores críticas recentes se dão por causa da rotina de Gusttavo Lima em não seguir quarentena durante a pandemia de coronavírus, já que posta fotos em vários lugares.

Ele também usa as redes sociais para rebater críticas. Recentemente foi confrontado com comentários sobre ficar bêbado em lives e fazer comentários considerados de mau gosto. Gusttavo Lima também foi criticado por opinar politicamente e se mostrar favorável aos posicionamentos do presidente Jair Bolsonaro.

Em uma das fotos mais polêmicas do cantor, Gusttavo aparece ao lado do cantor Leonardo segurando animais mortos. Foto: reprodução/Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *