fbpx

Marina Ruy Barbosa – De prodígio do teatro para o protagonismo nas novelas

por Brenda Borges
Publicado: Última atualização em

Nascida e criada em Gávea, bairro localizado na zona sul do Rio de Janeiro, Marina Ruy Barbosa deu os primeiros passos na carreira quando ainda era criança e conquistou seu espaço na televisão com muita simpatia e talento.

Desde então, a atriz permanece trabalhando na televisão, no cinema e no teatro .Ao longo de sua carreira, Marina foi laureada com diferentes prêmios por suas atuações, dentre eles Troféu Imprensa, Prêmio Jovem Brasileiro, Troféu Internet, Prêmio Contigo! de TV, Cariocas do Ano, e diversos outros.

Sucesso na publicidade, a atriz é o rosto de grandes marcas, entre elas Eudora, Renault, Pantene, Colcci, Vivara e Valisere.

O início de uma prodígio das novelas

Marina Souza Ruy Barbosa Negrão mais conhecida pelo nome artístico de Marina Ruy Barbosa, filha de um fotógrafo e uma artística plástica, iniciou sua carreira artística muito jovem.

Seu primeiro grande trabalho veio com a personagem Mylla no filme Xuxa e o Tesouro da Cidade Perdida em 2004. Para sua primeira personagem, a atriz mirim teve aulas de sueco, pois sua personagem se tratava de uma menina princesa da tribo vikings.

Seu segundo papel veio na novela Começar de Novo, onde interpretou a personagem Ana, anjo da guarda do personagem Miguel de Marcos Paulo, o protagonista. Com esse papel Marina também teve desafios, pois sua personagem não falava e só utilizava o olhar e expressões faciais como comunicação.

Marina Ruy Barbosa e Globo em contrato exclusivo

O grande desempenho de Marina Ruy Barbosa na telenovela Começar de Novo lhe rendeu um convite para participar dos teste de uma personagem importante na novela Belíssima de Silvio de Abreu.

Escolhida para o papel de Sabina, Marina contracenou com grandes nomes da atuação como Cláudia Abreu, Glória Pires, Henri Castelli, Fernanda Montenegro e Tony Ramos. Para esse papel, a atriz precisou fazer aulas de dança e aprender mais sobre a cultura e idioma grego, além de passar um mês na ilha de Santorini, na Grécia, para a gravação da novela.

Marina Ruy Barbosa e Fernanda Montenegro durante as gravações de Belíssima.

Marina Ruy Barbosa (Sabina) e Fernanda Montenegro (Bia Falcão) durante as gravações de Belíssima. (Foto: Reprodução/ Google).

Mais um vez tendo um belo desempenho em cena, Marina chamou não só atenção do público, sendo contratada exclusiva da Rede Globo por um ano, mas também a atenção do escritor Walcyr Carrasco que a convidou para dar vida a personagem Isabel no elenco da novela Sete Pecados.

Marina como destaque no teatro e na TV

Em 2008, Marina estreou no teatro adulto com a desafiante personagem Clara, da dupla de diretores Charles Möeller e Cláudio Botelho em os 7 – O Musical. Além da atuação, era necessário cantar e dançar em cena.

Apesar das dificuldades, Marina deu vida a personagem Clara do jeito que o diretor Charles imaginava. O diretor Cláudio Botelho em entrevista afirmou: “Marina é um demônio. Tem tanta vida interior com tão pouca idade e, mesmo com pouca experiência, brilha em cena como uma veterana! É o tipo de ‘atriz mirim’ que a gente só vê nos Estados Unidos, daquelas que roubam filmes e peças… Marina faz a diferença!”.

No ano seguinte, Marina Ruy Barbosa estreou como apresentadora do programa TV Globinho, e mais tarde, convidada para participar do seriado Tudo Novo de Novo, interpretando a personagem Bia.

Marina Ruy Barbosa eleita uma das “Estrelas da Próxima Década”

Em 2010, a convite da autora Elizabeth Jhin, com quem já havia trabalhado, Marina deu vida a adolescente rebelde Vanessa na novela Escrito nas Estrelas. Sua personagem era marcada pelo visual com dreadlocks e ser estudante de balé.

Como a atriz nunca tinha feito balé, começou então a fazer aulas particulares para se preparar para o papel, e gravando todas as cenas sem o uso de dublê. Sua atuação como Vanessa foi elogiada pela crítica Patrícia Kogut, recebendo nota 10 duas vezes, além de concorrer ao Prêmio Arte Qualidade Brasil, na categoria de Melhor Atriz Infantil/Juvenil de Telenovela.

Em outubro do mesmo ano, a revista Quem preparou uma edição especial em comemoração aos seus 10 anos de revista. Foram convidadas 10 atrizes para aparecer na capa, sendo produzidas e fotografadas por Fernando Torquatto. Com o título “As Estrelas da Próxima Década”, Marina Ruy Barbosa era a mais jovem entre as escolhidas, tendo apenas 15 anos na época.

Primeira vilã de Marina e onda de críticas

Em 2011, Marina foi convidada para pelo autor Walcyr Carrasco para integrar o elenco da novela Morde & Assopra, dando vida a sua primeira jovem vilã Alice, que posteriormente se torna mocinha.

Ao lado de grandes nomes da atuação como Ary Fontoura, Elizabeth Savalla, Klebber Toledo e Narjara Turetta, sua interpretação como Alice foi destacada pela crítica, recebendo elogios de críticos como o da jornalista Carla Bittencourt, do jornal carioca Extra, que afirmou: “Marina Ruy Barbosa está mostrando, a cada dia, que é uma das melhores atrizes de sua geração. No capítulo de sábado de “Morde & assopra”, a jovem, de quase 16 anos, deu um show [….]”.

No ano seguinte, a atriz foi convidada para integrar o elenco da novela Amor Eterno Amor de Elizabeth Jhin, interpretando a personagem Juliana Petrini, uma estagiária de jornalismo.

O início da carreira adulta de Marina Ruy Barbosa

Em 2013, fez parte do elenco da novelas das nove Amor à Vida, de Walcyr Carrasco. Interpretando a jovem órfã e milionária Nicole, a personagem conquistou o público de casa com sua beleza e inocência, e atendendo pedidos do público. O autor decidiu não raspar a cabeça de atriz, dividindo muitas opiniões da crítica.

Com a mudança no roteiro, a solução encontrada pelo autor foi a morte da sua personagem no dia de seu casamento, o capítulo em questão foi recorde em audiência da novela.

O ano seguinte foi grande divisor de águas na carreira de Marina Ruy Barbosa, dando vida a personagem Maria Ísis na novela Império, trazendo um lado mais ousado e provocante foi o primeiro em que Marina aparece em cenas com grandes insinuações sexuais, marcando por fim sua transição para os papéis adultos.

Seu sucesso em Império elevou sua carreira ao patamar de protagonista, dando a Marina Ruy Barbosa o Prêmio Contigo! de TV de melhor atriz coadjuvante.

Primeira vilã e protagonista de Marina

Em agosto de 2014, foi anunciado o término de seu namoro com o ator Klebber Toledo após três anos juntos, os dois começaram o namoro durante as gravações da novela Morde & Assopra.

No ano de 2015, Marina Ruy Barbosa interpretou sua primeira vilã, a protagonista Malvina inspirada na noiva-cadáver de Tim Burton, na série Amorteamo de Cláudio Paiva. A atriz dividiu a gravação da série com as últimas gravações da novela Império, acumulando os dois trabalhos ao mesmo tempo.

Marina Ruy Barbosa, Johnny Massaro e Arianne Botelho na minissérie Amorteamo.

Marina Ruy Barbosa (Malvina), Johnny Massaro (Gabriel) e Arianne Botelho (Lena) caracterizados para minissérie Amorteamo. (Foto: Reprodução/ Google).

Ainda em 2015, a atriz deu vida a protagonista Eliza na novela Totalmente Demais, interpretando uma jovem que foge de casa após ser alvo de abuso de seu padrasto, acaba vivendo nas ruas de São Paulo, onde recebe ajuda de seu par romântico interpretado por Felipe Simas. A novela teve grande sucesso com o público, chegando a bater várias vezes recordes de audiência.

No ano seguinte, Marina integrou o elenco da minissérie Justiça, com o papel de Isabela, uma menina rica e fútil que é assassinada a tiros por seu noivo (Jesuíta Barbosa) após ser flagrada o traindo com o ex. A atriz repetiu seu feito de estar gravando duas produções ao mesmo tempo.

Primeiro sucesso de Marina nas telonas

No primeiro semestre de 2017, Marina Ruy Barbosa gravou seu primeiro filme como protagonista, Sequestro Relâmpago, novo longa-metragem da premiada cineasta Tata Amaral. A história de Isabel é inspirada em um fato real.

Ao sair de um bar, ela é abordada por dois rapazes, que a obrigam a entrar no carro. Unidos apenas para uma série de assaltos, os dois não têm experiência nesse tipo de ação e acabam se enrolando ao levá-la para sacar dinheiro em um caixa eletrônico. Sem ter o que fazer, eles a mantêm como refém e passam a noite inteira rodando com ela pela cidade.

Em 2018, a atriz retorna para as novelas no papel de sua segunda protagonista, Amália. De Daniel Adjafre, a novela Deus Salve O Rei se passa em uma época medieval, a protagonista vive um romance com o personagem de Rômulo Estrela e tem como rival a princesa Catarina, personagem de Bruna Marquezine.

Antes mesmo do fim das gravações da novela Deus Salve O Rei, Marina já era confirmada como protagonista da próxima novela de Aguinaldo Silva. Em O Sétimo Guardião, deu vida a personagem Luz. Ganhando mais uma vez elogios por sua atuação e química com o ator Bruno Gagliasso em cena.

Marina e Alexandre Negrão se casam em segredo!

Em janeiro de 2016, a atriz Marina Ruy Barbosa anunciou seu namoro com o automobilista e empresário Alexandre Negrão.

Em julho do mesmo ano, durante uma viagem a Tailândia, anunciaram o noivado e no dia seguinte se casaram em segredo em uma cerimônia budista, no mesmo local onde foi pedida em noivado por Alexandre.

O casamento religioso do casal aconteceu no dia 07 de outubro de 2017, na residência da família do marido, em Campinas.

Marina Ruy Barbosa e Alexandre Negrão se casam em Campinas.

Marina Ruy Barbosa e Alexandre Negrão se casam no religioso em Campinas. (Foto: Reprodução/ Google).

Muito mais que uma atriz, Marina Ruy Barbosa como modelo

Marina Ruy Barbosa sempre chamou a atenção por sua beleza e simpatia, com apenas 16 anos, Marina foi a atriz mais jovem a estampar a capa da revista NOVA, na edição de abril de 2012.

Com 17 anos de idade, ela voltaria a ser capa da NOVA em junho de 2013. Em setembro de 2012, Marina é eleita pela revista ISTOÉ Gente uma das 25 mulheres mais sexy do Brasil. Já foi eleita pela revista Vogue Brasil uma das cinco celebridades brasileiras mais bem vestidas de 2014 e pelas revistas Época e Forbes Brasil como um dos brasileiros mais influentes de 2014.

Foi a celebridade brasileira mais comentada pela mídia no mês de novembro de 2014. No carnaval de 2015, Marina foi coroada Rainha do tradicional baile de carnaval do Copacabana Palace. Com apenas 19 anos, ela é a rainha de carnaval mais jovem da história do evento.

Em setembro de 2016, Marina viajou para a França, para conhecer o maior evento de moda do planeta, o famoso Paris Fashion Week, convidada VIP da Maison Valentino, Louis Vuitton, Maison Dior, Miu Miu, e Elie Saab.

Marina Ruy Barbosa virou a sensação da semana de moda de Paris, brilhando ao lado de celebridades internacionais como Jessica Alba, Dakota Fanning, Lily Collins, Valentino Garavani, Inès de la Fressange e Christian Louboutin. Ela se consagrou como ícone de estilo em Paris.

Trabalhos publicitários e novos desafios para a carreira

Em setembro, após desfilar para marca e grife Dolce & Gabbana na Semana de Moda de Milão, Marina Ruy Barbosa foi anunciada como nova agenciada da IMG Models, que tem em seu poderoso casting estrelas como Gisele Bündchen, Kate Moss, Gigi Hadid e Bella Hadid, Selena Gomez e Millie Bobby Brown.

Segundo Marina, seu objetivo com o contrato não é se tornar modelo, mas expandir seus trabalhos publicitários internacionais. Em novembro de 2018, o cantor Roberto Carlos convidou Marina para cantar com ele em um dueto, no seu tradicional especial de fim de ano na Rede Globo.

Marina Ruy Barbosa em sua coleção com a marca Colcci.

Marina Ruy Barbosa estampa sua coleção com a marca Colcci.(Foto: Reprodução/ Google).

Ainda em 2018, a atriz lançou sua primeira coleção de roupas para a marca Colcci e assinou sua primeira coleção de jóias para a grife Life By Vivara. Quando Marina esteve no festival Meus Prêmios Nick 2019, revelou que gostaria de sair de sua “zona de conforto” e que queria fazer algo que nunca fez, só aceitando fazer novelas com “personagens especiais”, em que ela fosse uma vilã má, louca e vingativa.

Related Articles

Deixe seu comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais