Simone e Simaria – da trajetória humilde a fama nacional das coleguinhas

por Brenda Borges

Nascidas e criadas na cidade de Uibaí na Bahia, Simone e Simaria começaram a cantar ainda bem pequenas, participando de shows de calouros na cidade natal e nas cidades vizinhas, do interior da Bahia, e mais tarde no Mato Grosso.

As irmãs conhecidas popularmente como coleguinhas, iniciaram a vida artística como backings vocals na banda do cantor Frank Aguiar, conquistando público com seu talento. Após sete anos na banda, a dupla decidiu sair e focar em suas carreiras como dupla sertaneja.

O sucesso em escala nacional veio quando a dupla lançou o segundo DVD intitulado Bar das Coleguinhas.

Criadas em um lar humilde

Simone Mendes Rocha e Simaria Mendes Rocha mais conhecidas artisticamente como a dupla Simone & Simaria, tem uma origem bem humilde, passando por muitas dificuldades na vida.

Ainda na infância, chegaram a morar em diversas cidades do interior do Brasil em razão da profissão do pai, que era garimpeiro de diamantes e sua mãe lavadeira. Passando por apuros e chegando a morar em casas de madeira.

O fato mais marcante da infância de Simone e Simaria, foi a perda do pai aos 44 anos. A dupla atualmente luta para encontrar o corpo do pai que foi enterrado como indigente.

As backing vocals Simone e Simaria

Quando Simone tinha 7 anos e Simaria 9 anos de idade, as irmãs iniciaram sua carreira profissional, fazendo apresentações em eventos da prefeitura de cidades como da Bahia.

A dupla começou a cantar ainda bem crianças, participando de shows de calouros na cidade de Uibaí, onde nasceram, e nas cidades vizinhas, no interior da Bahia e Mato Grosso, para onde mais tarde se mudaram.

A dupla Simone e Simaria ao lado do cantor Frank Aguiar.

Frank Aguiar e suas backing vocals Simone e Simaria. (Foto: Reprodução/ Google).

Em 1996, Simaria aos 14 anos foi aprovada nos testes para fazer parte da banda do cantor e compositor Frank Aguiar, como backing vocal, dois anos mais tarde foi a vez de Simone se juntar no posto ao lado de sua irmã, já com dezoito anos.

Simone e Simaria conquistam o prêmio Música do Ano

No ano de 2004, enquanto ainda trabalhavam com o cantor, Simone e Simaria lançaram seu primeiro álbum como dupla, intitulado “Nã, Nã, Nim Na Não”, pela gravadora Atração, porém o projeto delas ficou sem continuidade.

Em 2007, após sete anos a dupla Simone e Simaria deixaram os vocais de apoio do cantor Frank, e após um curto tempo longe dos microfones, retornaram fazendo parte da banda Forró do Muído, junto com o cantor Binho Cardoso.

Ainda na primeira formação, a banda lançou um total de onze discos de estúdios e quatro ao vivo. Junto com a banda, elas atingiram um grande reconhecimento, principalmente nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará. Ganhando o Prêmio Forrozão como Música do Ano, em 2011, maior título do gênero musical no Brasil.

Sucesso como dupla sertaneja

Em 2012, as irmãs Simone e Simaria saíram da banda para focar em sua carreira como dupla.

O primeiro disco da dupla foi disponibilizado apenas para download no site oficial das artistas. Ao longo de sua estrada, a dupla emplacou nas paradas nacionais da música hits como “Quando o Mel É Bom” alcançando a 14.ª posição na Billboard Brasil Hot 100, enquanto “126 Cabides”, canção lançada logo depois, alcançou o topo da parada nacional.

A dupla Simone e Simaria na gravação de seu DVD.

A dupla Simone e Simaria durante a gravação de seu DVD “Bar das Coleguinhas”. (Foto: Reprodução/ Google).

O sucesso em proporções nacionais só veio quando a dupla lançou o segundo DVD intitulado Bar das Coleguinhas (2015). O projeto de Simone e Simaria foi gravado em Fortaleza em novembro de 2014, e contou com as participações especiais de Wesley Safadão, Tânia Mara e Gabriel Diniz.

A vida pessoal da dupla Simone e Simaria

Devido a semelhança física, Simaria ficou conhecida como a “Kim Kardashian brasileira” na Internet e brinca sempre em suas redes sociais com tal semelhança.

Simone é casada desde muito jovem com o piloto de avião Kaká Diniz, com quem tem um filho chamado Henry. Simone o conheceu através de sua tia, vendedora de joias, com quem Kaká comprava as peças e se interessou pela cantora.

Simaria é casada com o espanhol Vicente Escrig, com quem tem um casal de filhos: Giovanna Mendes Rocha Escrig e Pawel Mendes Rocha Escrig. Uma curiosidade é que o nome de Simaria era para ser registrado como Simara, por vontade dos pais, mas por um erro do cartório acabou ficando Simaria. Hoje em dia a cantora diz gostar do nome.

Em 2018, Simaria foi diagnosticada com tuberculose ganglionar e, desde então, ficou afastada dos palcos para tratar de sua doença.

Hit “Loka” e briga com cantora Anitta

No ano de 2017, a dupla Simone e Simaria também conquistou o 1º lugar no ranking da Connectmix com a música “Loka”, feita em parceria com Anitta. Ao todo, foram 773.242 execuções do hit durante o ano, sendo a música mais executada nas rádios de todo Brasil.

Porém nada que é bom dura muito tempo, logo após gravarem o hit com a cantora Pop, o clima entre o trio desandou. Em entrevista para o jornal online Uol no ano passado, Simaria explicou o que teria acontecido.

Simone e Simaria ao lado da cantora Anitta.

Anitta e a dupla Simone e Simaria na gravação do hit “Loka”. (Foto: Reprodução/ Google).

“A gente foi dar um conselho para ela e ela não gostou. Às vezes a gente dá um toque para alguém e a pessoa não quer ouvir. Acontece até mesmo com a gente”, explicou Simaria. “Encontramos com ela no dia da gravação do DVD da Ludmilla e eu fui lá, dei um beijo, um abraço e falei com ela normal. Então essa confusão que o povo criou não existe”.

Anitta é conhecida por criar desafetos com cantores com quem faz parceria, porém a dupla Simone e Simaria garantiu que a relação com a cantora continua normal.

O legado das coleguinhas Simone e Simaria

Em 2016, a dupla grava o terceiro DVD na cidade de Goiânia, com a participação das também duplas sertanejas Bruno & Marrone e Jorge & Mateus, segundo Simone e Simaria este projeto veio para consolidar o sucesso do ano passado quando estouraram com a canção “Meu Violão e o Nosso Cachorro”.

Em apenas alguns anos de carreira, Simone e Simaria conquistaram um grande espaço no cenário musical, consideradas como parte de uma “onda” de artistas femininas no gênero sertanejo, que vieram com tudo.

Em 2016, elas participam do primeiro DVD do cantor Felipe Araújo, irmão de Cristiano Araújo, intitulado Ao Vivo em Goiânia na faixa intitulada “Me Chama Outra Vez”. No ano seguinte, foram confirmadas como novas juradas do programa infantil The Voice Kids, da emissora Rede Globo, substituindo a dupla Victor & Leo. Em 2018, a dupla realiza um dueto com a italiana Laura Pausini na música “Novo”, que será incluída em seu disco Fatti sentire.

Related Articles

Deixe seu comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais