Conheça a chef Lydia Gonzalez, de Mestre do Sabor

Com uma culinária cheia de afeto, Lydia Gonzalez, de 35 anos, vem de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, para o Mestre do Sabor. A cozinheira une a proximidade com a natureza, sua memória familiar e a relação com os filhos, que estão sempre em sua cozinha, no meio da serra.

Em sua entrada na competição, Lydia Gonzalez serviu um prato com muito frescor e ingredientes brasileiros, numa fusão que agradou os chefs.

A viajada chef Lydia Gonzalez gosta de ingredientes frescos. Foto: Globo/Camila Maia

Lydia Gonzalez viveu em diversas regiões

Lydia teve uma rotina hippie por muito tempo em sua juventude, quando transitava pelo litoral do sudeste do Brasil e aprendeu a cozinhar, quando se apaixonou pela culinária caiçara, ainda presente em suas criações.

Hoje, Lydia vive numa casa em Petrópolis no meio da natureza e tem como extensão o seu ateliê culinário, o Angá, onde promove experiências para “alimentar corpo e alma”, como descreve.

Mas a influência na cozinha de Lydia não se resume a poucas regiões do estado do Rio de Janeiro, já que a chef viveu em Vitória e Guarapari, no Espirito Santo, Belém do Pará e também em São Sebastião, em São Paulo.

Importância da família na cozinha da chef

Foi na terapia que Lydia descobriu que uma das causas de seu interesse pela gastronomia por causa do seu pai. “Eu fui para a cozinha na verdade para agradar meu pai, porque ele não gostava do que ninguém fazia”.

O Pai de Lydia foi fundamental na transformação na carreira da filha, que começou a estudar numa época em que poucas mulheres ocupavam a cozinha profissional.

A petropolitana se abalava com preconceito e a rigidez do ambiente de trabalha, mas seu pai numa a deixou desistir. Porém antes de conseguir ver a filha se tornar uma chef importante, o pai de Lydia faleceu. “Mas ele está lá comigo todo dia”, conta a cozinheira emocionada.

Lydia Gonzalez apresentou aos mestres um crudo de pescado com granité de cajá e garantiu vaga no Time Leo. Foto: Globo/Samuel Kobayashi

Comida fresca da chef agradou os jurados

O que aprendeu em Belém sobre a culinária paraense foi importante no prato de entrada no Mestre do Sabor. Lydia Gonzalez apresentou um crudo de pescado com granité de cajá.

O peixe escolhido para ser servido cru e em cortes finos foi o robalo. O granité de cajá foi feito com tucupi, extrato de mandioca brava muito utilizado no Pará.

Lascas de biscoito de angu com pipoca finalizaram o prato com mais uma textura. A preparação intrigou os chefs que não reconheceram o cajá e acharam até que se tratava de maracujá ou coquinho azedo. “Temperatura muito boa, fresca”, comentou Leo Paixão, que apertou o botão verde e levou Lydia Gonzalez para seu time.

No Time Leo também estão Álvaro Gasparetto, Ana Zambelli, Bruno Hoffmann, Serginho Jucá e Moacir Santana.

O ateliê de Lydia serve momentos

“Anga” é o nome do ateliê da chef de cozinha. Localizado no bairro de Nogueira, em Petrópolis, o espaço abre as portas sob reserva e não tem menu fixo, nem mesmo previsível.

Em seu ateliê, Lydia Gonzalez traz suas experiências de viagens em forma de gastronomia, com aulas e menus personalidades. Foto: arquivo pessoal

Lydia trabalha com ingredientes sazonais, “no auge do sabor, textura e maturidade”, como descreve e planeja o menu de acordo com cada momento, finalidade e insumos disponíveis. No site do estabelecimento, a chef disponibiliza uma lista de pratos da temporada, que serve como base para os menus.

Não são apenas servidas refeições no “Anga”, esta é geralmente é a atividades aos fins de semana. Durante a semana, Lydia Gonzalez ministra aulas de cozinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *