Carioca A Fazenda 2020 – do extinto Pânico para novo quadro de humor em A Fazenda 12

por Brenda Borges

Nascido e criado em Niterói, Carioca A Fazenda 2020, é um humorista, radialista e repórter. Trabalhou na rádio Jovem Pan por 22 anos, no programa Pânico, bem como em suas versões televisivas na RedeTV! e, em seguida, na Band.

Depois, trabalhou como repórter do Vídeo Show, na Rede Globo. Também ficou famoso por dar vida ao personagem Melocoton no Bom Dia & Cia do SBT antes apresentado por Eliana. Atualmente, apresenta o quadro Carioca no Domingo, no Domingo Espetacular, da RecordTV.

Casado com Paola Machado desde 2006 e com dois filhos, Carioca é o mais novo contratado da A Fazenda 12, para o quadro chamado “Sofazenda” onde o humorista interage com o público e o que está sendo comentando nas redes sociais sobre o reality.

Carioca A Fazenda 2020 – início na companhia de imitadores

Márvio Lúcio dos Santos Lourenço, mais conhecido pelo nome artístico de Carioca, começou sua carreira no humor junto com seu amigo na época, Marcelo. Os dois participavam de uma companhia de imitadores profissionais, com qual depois viria a ser contratado pelo grupo humorístico Pânico em 1996.

Em 2003, foi para a Rede TV! para dar início ao Pânico na TV junto com os companheiros de programa da Jovem Pan. Ele e seu companheiro Marcelo Romanno imitaram vários personagens famosos.

Entre os érsonagens, temos o cantor Agnaldo Timóteo, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o senador Mauro Borges Teixeira, o bispo Edir Macedo, o jornalista Boris Casoy (com qual Carioca A Fazenda 2020 ganharia sucesso anos depois, na Band), o ex-técnico da Seleção Brasileira Mário Zagallo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o apresentador Raul Gil e o próprio apresentador Fausto Silva. Em 2008, Carioca A Fazenda 2020, foi jurado no reality show GAS Sound, exibido pela RedeTV!, que revelou a banda de rock Vivendo do Ócio.

Consolidação de personagens importantes nacionais

Em Amaury Dumbo, Carioca A Fazenda 2020, satirizava Amaury Jr. e consequente o programa Amaury Jr. Show. Este quadro continha características diferenciais, como “Restaurantes Dumbo”, onde Amaury, Makulele e Freddie Mercury Prateado provavam iguarias resultantes de misturas de ingredientes que não combinam.

Amaury oferecia sempre no fim do quadro uma “Ypiroca” (sátira à marca Ypióca) aos famosos. Por fim, alguns entrevistados recebiam presentes absurdos do elenco do quadro. Uma das melhores imitações recentes do Carioca foi o personagem Jô Suado, uma sátira do apresentador global Jô Soares, o qual recebia no seu programa diversos convidados, todos com trocadilhos referentes aos seus nomes relacionados a de artistas famosos.

Humorista Carioca A Fazenda 2020 como Jô Soares

Carioca como seu personagem do apresentador Jô Soares. (Foto: Reprodução/ Google).

Jô Suado tentou várias vezes encontrar Jô Soares, algo que seria um sonho a ser realizado. Mas depois de tantas tentativas sem sucesso, Carioca desistiu e parou de imitar Jô Soares, recusando-se a fazer o Programa do Jô Suado no fim do ano de 2011.

Carioca participou do The Noite com Danilo Gentili

No fim de 2011, foi lançado o reality Em Busca da Cinturinha do Zeca. No reality, Carioca A Fazenda 2020 imitava Zeca Camargo como Zeca Tamagro e narrava o reality e a situação dos participantes.

O humorista teve sucesso no seu encontro com Zeca, tendo obtido a bênção e a autorização para continuar a imitação, pois se não obtivesse com certeza iria parar de imitá-lo. O bordão “Augusto Limeira”, cantado pelos integrantes do programa em ritmo de funk, é uma homenagem – se é que pode-se dizer isso – a Carioca.

Em 2012, com a ida do programa para a Band, Carioca A Fazenda 2020 imitava o jornalista Boris Casoy no Jornal do Bóris, um dos quadros de maior audiência do Pânico na Band. Na temporada de 2013, começou imitando Edir Macedo e Marcelo Rezende, como o bispo Didi Maiscedo e Marcelo Sem Dente, que, ao lado de Eduardo Sterblitch e Gui Santana, protagonizavam o quadro de maior audiência do programa.

Em sua participação no programa The Noite com Danilo Gentili, Carioca iniciou a entrevista satirizando o senador Romero Jucá, um dos seus personagens novos. Na sua participação no Central da Copa, da Rede Globo, apresentou seu novo personagem, Cascadura Jr., satirizando o comentarista Walter Casagrande Jr.

Contratação do Carioca A Fazenda 2020 na RecordTV

Em 2018, Carioca foi para o Vídeo Show, onde se tornou repórter, ao lado de Maurício Meirelles e Matheus Mazzafera. No mesmo ano, anunciou sua saída da Jovem Pan após 22 anos.

Carioca A Fazenda 2020 se emociona com saída do Pânico

Carioca se emocionou ao falar sobre sua saída do programa Pânico. (Foto: Reprodução/ Google).

Em 2020, o humorista foi contratado pela RecordTV para integrar o programa Domingo Espetacular, fazendo imitações de artistas do elenco da emissora, como Ronaldo Ésper, Luiz Bacci e Percival de Souza. No mesmo ano, foi confirmado para participar da décima segunda temporada do reality show A Fazenda, fazendo comentários com humor sobre os acontecimentos do programa.

Em seus trabalhos, Carioca A Fazenda 2020, costumava aparecer vestido de mulher. Adorando paquerar todas as ouvintes e convidadas com o seu sotaque fluminense, que se impõe aos sotaques paulistas dos seus colegas. Chegou a depilar o próprio corpo para fazer uma imitação transexual da cantora Shakira.

Humoristas Carioca e Fábio Porchat trocam farpas no Twitter

Carioca A Fazenda 2020 e o humorista Fábio Porchat trocaram farpas pelo Twitter recentemente. Após famosos declararem luto nas redes sociais por causa da violência no Rio de Janeiro, que fez uma criança ser vítima fatal naquele período.

Ex-Pânico postou uma mensagem apontando oportunismo dos artistas na tragédia. Declarou que alguns estão “só de olho na lacração”. Porchat criticou Carioca publicamente e levou uma invertida.

“Você precisa se unir mais aos seus colegas da comédia, e não aparecer somente para lacrar”, alfinetou Carioca, pedindo respeito ao apresentador do GNT. Depois, foi a vez de Gregório Duvivier, amigo de Porchat, entrar no meio e afirmar que lamenta por Carioca “está sendo manipulado” e achar que a “culpa [da violência] é da maconha”.

O desentendimento pela rede social começou após os protestos pela morte da menina Ágatha Félix, de 8 anos, durante uma operação policial no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, que repercutiram em toda a mídia.

O primeiro post foi do Carioca. “Só de olho na lacração, fazendo campanha contra a violência no Rio… Desculpa, mas tem muitos ali que todos sabem que gostam muito da farinha e da erva… Alimentam o mecanismo e querem bancar a paz? Hipócritas! É o poste mijando no cachorro”, escreveu Carioca, que após uma resposta de Porchat, não tocou mais no assunto.

Carioca contratado pelo Presidente da República para cobertura

O humorista Carioca A Fazenda 2020, como muitos dos participantes do programa Pânico, era especialista em se envolver em polêmicas e brigas tanto dentro como fora da Internet, e devido ao seu humor ácido, o programa já recebeu muitos processos, assim como seus humoristas.

Recentemente, o humorista gerou revolta entre os jornalistas que fazem a cobertura da agenda presidencial. Em vez de serem recebidos pelo presidente Jair Bolsonaro, para falar sobre o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em frente ao Palácio da Alvorada, eles encontraram o humorista  Carioca, fantasiado com uma faixa presidencial, distribuindo bananas e encenando um personagem do presidente.

Carioca A Fazenda 2020 como Jair Bolsonaro

Humorista Carioca aparece como Jair Bolsonaro em comitiva oficial. (Foto: Reprodução/ Google).

Respondendo às perguntas dos jornalistas sobre a ausência do presidente na comitiva e sua presença ali, o humorista não saiu do personagem e respondeu todos de forma humorada e debochada.

“Sofazenda” – novo quadro de Carioca em A Fazenda 2020

O anúncio do quadro de Carioca dentro de “A Fazenda 12” fez os internautas lembrarem da participação do também humorista Rafael Portugal no “Big Brother Brasil 20”.

Chamado Sofazenda, o quadro terá o humorista em um cenário fixo, imitando o sofá de sua casa, de onde vai acompanhar os acontecimento do programa, opinando e torcendo, como o telespectador em casa. Carioca A Fazenda 2020 também dará vida a personagens hilários, segundo a emissora.

“Na verdade eu estou chegando para ‘cornetar‘ o programa e ser a voz dos telespectadores. Doa a quem doer, essa é a brincadeira”, disse Carioca no vídeo divulgado pela Record em suas redes sociais como promoção de sua nova temporada no reality rural.

A 12ª temporada de A Fazenda estreou no dia 8 de setembro e conta com 20 competidores. O comando continuará com Marcos Mion, que deverá ficar mais distante dos competidores devido à pandemia do novo coronavírus. A Record também chegou a anunciar que a plateia ficaria em bolhas de plástico para a prevenção de todos.

Related Articles

Deixe seu comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais