fbpx

Conheça Ana Zambelli, participante de Mestre do Sabor

por Rodrigo Dourado
Publicado: Última atualização em

Ana Zambelli é uma das chefs mais experientes da segunda temporada de Mestre do Sabor. Carioca radicada e conhecida em São Paulo começou cedo na Gastronomia, teve diversas iniciativas e sempre buscou conhecimentos diversos, mesmo com o espaço já conquistado no cenário gastronômico nacional.

Ao participar de outro reality show de cozinha percebeu que sua personalidade poderia atrapalhá-la se quisesse crescer na profissão e nesta nova tentativa aposta na humildade para mostrar seu conhecimento de duas décadas na cozinha profissional e muito estudo acadêmico.

Para impressionar os mestres e garantir entrada no reality show, Ana reinventou um clássico da gastronomia regional paulista: um cuscuz desconstruído com tempurá, camarão, sardinha fresca e pupunha.

Ana Zambelli está em Mestre do Sabor

Chef Ana Zambelli é uma das participantes do Mestre do Sabor. Foto: Globo/Camila Maia

Chef coleciona experiências desde muito jovem

Ao sair do colégio, Ana imediatamente abriu um restaurante com um amigo, mas com pouca experiência não conseguiu fazer o negócio ser sustentável. Então cursou Gastronomia, saiu do país e foi trabalhar na Espanha.

Quando voltou trabalhou em diversos restaurantes de São Paulo, ganhou prêmio de chef revelação, coordenou operações de catering durante a Copa do Mundo em Recife, Pernambuco, onde chegou a chefiar o serviço de 65 mil refeições, e em grandes eventos como o Rock in Rio, se tornou personal chef do jogador Ronaldo Fenômeno e hoje trabalha como chef de uma rede de hotéis de luxo em São Paulo.

Mesmo com tanta experiência, ainda decidiu cursar uma segunda graduação e se formou também em Nutrição e em gestão de qualidade.

Ana Zambelli participou do Super Chef

A personalidade dócil de Ana é muito diferente da que ficou conhecida durante sua participação em outro reality show em 2008, o Super Chef, quadro do programa Mais Você, da Ana Maria Braga, também na Rede Globo.

Em sua passagem pelo programa matinal ficou conhecida por sua arrogância, mas sua eliminação do programa a fez perceber que deveria adaptar sua personalidade. “Eu comecei a tentar ser uma pessoa mais aberta e comecei a trabalhar minha personalidade, porque talento eu já sabia que tinha”, conta Ana Zambelli.

Ana Zambelli participou do Super Chef

Ana Zambelli em sua apresentação do quadro Super Chef, do programa Mais Você de Ana Maria Braga. Foto: reprodução/YouTube

Tradição com modernidade no prato de Ana Zambelli

Em seu prato de entrada no programa, Ana trouxe diversos ingredientes inéditos preparados por ela previamente como a gelatina de pimentão, bacalhau desidratado colorido e esfera de pimenta.

Os itens intrigantes foram usados num cuscuz paulista desconstruído, também com tempurá de sardinha fresca, camarão grelhado e pupunha. O preparo que trouxe a história e tradição do cuscuz e a modernidade dos ingredientes atípicos encantou o chef Leo Paixão, que escolheu Ana Zambelli para o seu time. Outros integrantes do time são Álvaro Gasparetto, Bruno Hoffmann, Lydia Gonzalez, Moacir Santana e Serginho Jucá.

Apesar de querer mostrar seu trabalho, a participante comentou que gosta mesmo é de competir e que quer o prêmio de 250 mil reais.

Cuscuz paulista de Mestre do Sabor

Ana Zambelli apresentou cuscuz paulisra desconstruído em sua estreia no Masterchef e garantiu vaga no Time Leo. Foto: Globo/Samuel Kobayashi

Chef tem muitas qualificações

Ana Zambelli pode ser considerada uma eterna aprendiz. A chef que mostrou seu talento no Super Chef e agora conquista os jurados em Mestre do Sabor não se acomoda e já passou por diversas capacitações e cursos.

Em 2001 se formou como chef de cozinha internacional da faculdade Hotec e emendou o curso em estudos de cozinha com enfâse em criatividade na escola Cett, em Barcelona.

De volta ao Brasil e já consagrada como uma grande cozinheira, Ana Zambelli decidiu cursar Nutrição, na Universidade Paulista, para entender ainda mais sobre gastronnomia.

Recentemente, após décadas de carreira, Ana concluiu um MBA de gestão de qualidade, pela Universidade Estácio de Sá.

Related Articles

Deixe seu comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais