fbpx

Francisco Pinheiro está em Mestre do Sabor, conheça-o

por Rodrigo Dourado
Publicado: Última atualização em

Aos 12 Anos Francisco Pinheiro começou a trabalhar numa padaria e chegou a ser estagiário no Instituto Paul Bocuse, na França. Aos 46 anos já recebeu uma estrela do Guia Michelin, trabalhou com o renomado chefe brasileiro Alex Atala e agora é participante do Mestre do Sabor.

O extenso currículo ainda inclui participação na segunda temporada do Masterchef Profissionais, em 2017, na qual chegou à final. Em sua entrada no Mestre do Sabor chamou atenção pela confiança em fazer um prato inédito com o qual sonhou.

Mesmo com a certeza em fazer o prato, Francisco Pinheiro nem sequer provou a preparação, já que é alérgico a camarão.

Francisco Pinheiro está no Time Kátia

Francisco Pinheiro é membro do Time Kátia. (Foto: Globo/Camila Maia)

Carreira e currículo extensos

Francisco Pinheiro foi do Ceará à França estudar graças a um concurso, do qual ganhou e o prêmio era um estágio no país europeu. Apesar de ter aprendido muito no Instituto Paul Bocuse, foi na Escola Laurent Suaudeau, em São Paulo, onde consolidou sua carreira na alta gastronomia.

O dono da escola, de mesmo nome, tornou-se mentor na carreira de Francisco, que hoje mora em Sãi Paulo e na cidade chefia o restaurante MéZ, além de ser consultor em outras iniciativas de gastronomia.

O currículo do participante é tão robusto que, durante o preparo do prato de apresentação e ao mencionar sua experiência na escola de Laurent, Claude Troisgros se questionou como não o conhecia.

Francisco Pinheiro quase ganhou o Masterchef

O sucesso na vida profissional se estendeu ao primeiro reality show de cozinha que participou, a segunda temporada do Masterchef Profissionais, mas ele não foi bem-sucedido o suficiente e ficou em segundo lugar.

Durante a edição teve baixo desempenho cinco vezes em provas individuais, duas vezes ficou à beira da eliminação e em quatro provas apresentou o melhor prato, mesmo número de vitórias, antes da final, do campeão da edição, Pablo Oazen.

Francisco não é o único ex-participante do Masterchef a integrar o Mestre do Sabor. Dário Costa participou da primeira edição profissional do reality.

Apresentou prato sem experimentar

Linguiça de camarão, feijão verde, molho de limão siciliano e hortaliças foi o preparo escolhido para tentar uma vaga no programa, mas com um detalhe: Francisco Pinheiro é alérgico a camarão. “Por que você está fazendo isso então”, perguntou Claude.

O apresentador estava intrigado com a possibilidade de Francisco preparar um item do qual é alérgico e por isso nem sequer saber se está no ponto de sabor e textura. O participante respondeu que sonhou com o prato há três anos, nunca apresentou a ninguém e resolveu arriscar no programa.

Linguiça de Camarão de Francisco Pinheiro

Francisco Pinheiro não experimentou o prato por ser alérgico a camarão. Foto: Globo/Samuel Kobayashi

Deu certo. Os mestres José Avillez e Leo Paixão acharam o molho muito doce, mas Kátia Barbosa não se importou e apertou o botão verde para o participante, que se tornou membro do seu time na competição.

Mais experiente do Time Kátia

Francisco Pinheiro contrasta no time para o qual foi escolhido, de Kátia Barbosa. Ao contrário de seus jovens colegas, da mesma equipe, Francisco tem décadas de experiência e 46 anos de idade. O segundo mais velho do time é Dário costa, com 32 anos.

Nascido em Solonópole, Ceará, Francisco é um dos nordestinos do programa, que trazem referências das cozinhas dos nove estados da região ao reality show.

Time Kátia em Mestre do Sabor

O Time Kátia tem seis membros. Foto: Globo/Camila Maia

Os outros competidores da região Nordeste são: os baianos Moacir Santana, de Lauro de Freitas, Arthur Pendragon, de Feira de Santa, e Kaywa Hilton, de Salvador, e o alagoano Serginho Jucá, de Maceió. Gi Nacarato e Mel Freitas vivem em Recife e Jericoacoara, respectivamente, mas nasceram na região sudeste do Brasil.

Related Articles

Deixe seu comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais