fbpx

Fátima Bernardes – Do balé para o comando do seu próprio programa na Globo

por Brenda Borges
Publicado: Última atualização em

Nascida no subúrbio do Méier, Fátima Bernardes é uma jornalista brasileira conhecida por ter apresentado o “Jornal Nacional” da Rede Globo junto ao apresentador e seu ex-marido William Bonner. 

Quando jovem, tinha como paixão o balé e até seguiu carreira profissional por um breve tempo, mas ao passar no vestibular resolveu cursar jornalismo e assim ingressar no mundo dos telejornais. 

Em 2012, estreou seu próprio programa “Encontro com Fátima Bernardes”, durante as manhãs de segunda a sexta-feira. 

A bailarina profissional Fátima Bernardes

Fátima Gomes Bernardes popularmente conhecida por muitos como Fátima Bernardes, nasceu e foi criada nos arredores carioca do Méier. 

Aos sete anos de idade passou a praticar e frequentar aulas de balé, chegando a se tornar uma bailarina profissional na adolescência e início da vida adulta. Estudante do Colégio Dom Pedro II, Fátima decidiu deixar o balé ao passar no vestibular. 

Fátima Bernardes e suas alunas do balé.

Fátima Bernardes em seu primeiro emprego como professora de balé. (Foto: Reprodução/ Google).

Cursou jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com a intenção de se tornar uma crítica de dança. Fátima Bernardes começou a trabalhar no jornal O Globo em 1983, como repórter de um caderno regional. 

Fátima no telejornalismo e contrato com a Globo

Em 1987, após ser aprovada em um concurso de telejornalismo da própria emissora, Fátima entrou para a Rede Globo, e, apenas alguns meses depois passou a apresentar o RJTV. 

No ano de 1989, passou a ser âncora do Jornal da Globo ao lado da jornalista Eliakim Araújo e em julho do mesmo ano, passou a dividir a bancada do jornal com William Bonner. Em 1993, começou a apresentar o programa de variedades Fantástico ao lado de Sandra Annenberg e Celso Freitas. 

Em abril de 96, Fátima Bernardes assumiu a apresentação e edição do Jornal Hoje no início das tardes de segunda a sábado, voltando ao Fantástico e formando dupla com o também jornalista Pedro Bial, no ano seguinte. 

Fátima Bernardes deixa Jornal Nacional após 14 anos

Em março de 1998, Fátima Bernardes tornou-se âncora do famoso Jornal Nacional, o principal jornal da emissora na televisão, ao lado do seu então marido William Bonner.

Se destacando bastante comandando a bancada do telejornal, Fátima chegou a ser a grande enviada especial da Rede Globo para a Copa do Mundo quatro vezes. A jornalista é, também, recordista do prêmio dado pelo programa Domingão do Faustão, Melhores do Ano, garantindo cinco estatuetas no decorrer dos anos de 2004, 2005, 2006, 2007 e 2011, na categoria jornalismo.

Fátima Bernardes se despedindo do Jornal Nacional.

Fátima Bernardes em sua despedida do Jornal Nacional. (Fotos: Reprodução/ Google).

Em dezembro de 2011, a Rede Globo anunciou em uma coletiva de imprensa mudanças na apresentação do Jornal Nacional. Após quase 14 anos no comando do jornal, Fátima Bernardes deixou a bancada no mesmo mês para assumir um programa próprio.

Quem assumiu a bancada no Jornal Nacional para dividir a apresentação com William Bonner foi a jornalista Patrícia Poeta que estava há cinco anos no Fantástico.

Projetos e primeira aparição de Fátima em comercial

Após sua saída dos jornais na Globo, Fátima Bernardes foi questionada sobre sua continuidade de seu trabalho na televisão, a jornalista declarou: “O que eu posso adiantar é que eu continuarei com funções jornalísticas. Esse programa não é parecido com nenhum outro que está no ar. É um sonho antigo que eu vinha amadurecendo. Este ano, em abril, entreguei um resumo do que eu queria fazer e fiquei muito feliz quando soube que o projeto agradou. 

Já estamos trabalhando com um núcleo bem pequeno, mas já a partir da próxima semana a implementação desse programa será acelerada. Agora, por questões estratégicas, ainda não posso contar nada sobre a estrutura, cenário, locação, horário ou dia da semana”.

No carnaval de 2014, Fátima voltou a narrar os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, ao lado de Luís Roberto, substituindo a também jornalista Glenda Kozlowski. No mesmo ano, Fátima estreou na atuação fazendo uma participação especial da novela Geração Brasil, e estrelou pela primeira vez um anúncio comercial na televisão, para a Seara. 

O fim do casamento de Fátima e William Bonner

Seu primeiro casamento aconteceu em 1987, com um engenheiro carioca, chamado Marcelo Carvalho, se separando apenas um ano depois. 

Em 1989, separada e morando sozinha, conheceu o jornalista William Bonner, e passaram a se relacionar. Após um ano de namoro, oficializaram a união em 1990. Depois de passar quatro anos tentando engravidar, e após fazer tratamentos médicos e hormonais sem sucesso, optou pela  inseminação artificial, conseguindo engravidar. Assim, deu à luz, em outubro de 1997, aos trigêmeos Vinícius, Laura e Beatriz Bernardes Bonemer.

Após 26 anos de casamento com Bonner, terminou no ano de 2016, ambos declararam em suas redes sociais, que estavam separados, sem dar maiores detalhes sobre a separação. Desde 2017, Fátima Bernardes namora o deputado federal Túlio Gadêlha.

Relacionamento com o deputado Túlio Gadêlha

Segundo a jornalista, ela e o pernambucano Túlio se conheceram por acaso, em um evento com amigos. Os dois não se relacionaram muito no primeiro encontro, mas voltaram a se ver por acaso:

“A gente se viu em maio de 2017, num encontro de amigos. Cantou, dançou forró, mas não houve nada. Em setembro, revi o Túlio em São Paulo, onde eu fazia tratamento para fobia. […] Aí, outra amiga disse: “Chama o Túlio”. Achei sem sentido. Ela insistiu e deu meu telefone pra ele. Por WhatsApp, contei do tratamento para a fobia, e ele perguntou se eu queria passear no Ibirapuera. Eu disse: “Não trouxe boné nem os óculos abelha. Vamos a uma exposição no IMS”. Ele topou. […] Ele me encontrou depois, fomos pra exposição, comemos e, de lá, pro musical.”.

Túlio Gadelha e Fátima Bernardes juntos em parque.

Fátima Bernardes e seu namorado Túlio Gadelha. (Foto: Reprodução/ Google).

O primeiro beijo do casal, entretanto, ainda demorou para acontecer. Fátima avisou os filhos que receberia um amigo para “conhecer melhor”. Os filhos se empolgaram com a situação e as atitudes da mãe para um novo relacionamento, mas a apresentadora pediu calma. 

O namoro dos dois só chegou ao público, após um flagra no Cinema na Gávea, no Rio de Janeiro. Fátima Bernardes contou em entrevista que os dois chegaram separados, para tentar enganar os paparazzi, mas a tática não funcionou. Depois do flagra, os casal decidiu namorar oficialmente e tornar público. 

Oito anos na direção do Encontro da Fátima Bernardes

O novo programa da ex-apresentadora do Jornal Nacional é uma mistura de jornalismo, informação, humor e música. Com a participação de comentaristas, jornalistas e convidados especiais, os mais diversos assuntos são abordados pelo programa em forma de bate-papo. 

Depois de 14 anos no comando do telejornalismo do horário nobre, Fátima Bernardes encarou a transferência do jornalismo para o entretenimento com uma nova postura, mudando seu visual e comportamento radicalmente. 

Marcando o horário da manhã, logo após o programa Mais Você, Fátima Bernardes comanda há quase oito anos seu programa. No dia em que celebraria suas duas mil edições, em março de 2020, o Encontro foi ao ar sem plateia, pela primeira vez.

Fátima Bernardes no comando do programa Encontro.

Fátima Bernardes no estúdio do programa Encontro. (Foto: Reprodução/ Google).

Esse e mais outros programas da grade da Globo tiveram que se adaptar em prevenção e disseminação do Covid-19. O Encontro voltou para a programação, mas sem plateia e com a participação de convidados através de vídeos. A apresentadora Ana Maria Braga passou a aparecer diariamente no programa através de um telão, para relembrar as receitas exibidas no Mais Você.

O Encontro com Fátima Bernardes foi estendido e passou a entrar no ar às 10h, logo após o Bom Dia Brasil. Assim, o programa ganhou espaço para mais entrevistas remotas, novos quadros de humor e a volta dos quadros Bem Estar e do G1 em Um Minuto.

Related Articles

Deixe seu comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais