fbpx

Zezé Di Camargo – Do interior de Goiás para o sucesso nacional sertanejo

por Brenda Borges
Publicado: Última atualização em

Nascido em Pirenópolis, interior de Goiás, Zezé Di Camargo, nome artístico de Mirosmar José de Camargo, é um cantor e compositor brasileiro que junto com seu irmão Welson David de Camargo formam a dupla sertaneja Zezé Di Camargo & Luciano

O cantor é pai da cantora Wanessa Camargo, da atriz Camilla Camargo e do DJ Igor Camargo, todos com a empresária Zilu Godói. Atualmente é noivo da jornalista Graciele Lacerda

Com 29 anos de carreira e quase 50 milhões de discos vendidos, Zezé é tido como um dos maiores ícones sertanejos de todos os tempos, com composições e interpretações inigualáveis e acumula um incrível patrimônio avaliado em mais de 680 milhões de reais.

O nascimento da dupla sertaneja

Mirosmar José de Camargo, mais conhecido pelo nome artístico de Zezé Di Camargo nasceu em Pirenópolis, Capela do Rio Peixe, filho mais velho de Helena Siqueira de Camargo e Francisco José de Camargo. 

Fã de Tonico e Tinoco, seu Francisco, um lavrador de Pirenópolis, cidade no interior do estado de Goiás, tinha o sonho de tornar dois de seus nove filhos em uma dupla sertaneja

Com o nascimento de Zezé, seu Francisco disse à sua esposa, dona Helena: “Agora precisamos da segunda voz…”. Um ano depois, em 1963 nascia Emival. 

Desfecho trágico da dupla Camargo & Camarguinho

O cantor começou tocando gaita de boca e, aos 11 anos, ganhou um acordeon de seu pai. Na sua infância, Zezé fazia dupla com outro irmão, Emival, chamada Camargo e Camarguinho. “Como eles tinham vergonha, eu dava dinheiro escondido para os outros pagarem os dois depois que cantassem. Era para incentivar…”, relembra seu Francisco.

Dupla sertaneja Camargo e Camarguinho

Zezé e seu irmão Emival na época da dupla Camargo & Camarguinho. (Foto: Reprodução/ Google).

A dupla se apresentava em festas, circos e rodoviárias da cidade de Pirenópolis. No entanto, a morte prematura de Emival em 1975, acabou paralisando a carreira de cantor por algum tempo.

Aos 13 anos, começou a trabalhar como office-boy. Dois anos depois, adotou o pseudônimo Zé Neto e integrou, junto a Silvio Canhoto e Ary, o trio Os Caçulas do Brasil, com o qual gravou, em 1978, o disco de mesmo nome.

Adoção do nome Zezé Di Camargo

Alguns meses depois do lançamento do primeiro disco, o trio seria desfeito, mas Ary e Zé Neto continuariam juntos na dupla Zazá & Zezé, gravando posteriormente 3 discos. Em uma entrevista dada em 2017, Zezé contou que passou a usar o sobrenome Di Camargo porque Zazá teria registrado o nome Zazá & Zezé sem o seu consentimento.

Em 1986, Zezé Di Camargo arriscou uma carreira solo, lançando dois álbuns com o repertório incluindo “Nem Dormindo Eu Consigo te Esquecer” (eternizada com Gian & Giovani) e “Quero Ter Você Comigo”, em 1988. 

Zezé também trabalhou como compositor com as músicas “Aconchego”, “Me Dê Um Sinal”, “Cheiro da Maçã”, “Gostoso Sentimento”, “Solidão”, e outras 8 músicas gravadas por Leandro & Leonardo, “Perdão Amor”, que foi gravada por Matão & Monteiro, “Gostoso Pecado”, gravada pela dupla Chrystian & Ralf, “Foge de Mim”, por Chitãozinho & Xororó, além de outras canções. 

O sucesso da dupla Zezé Di Camargo & Luciano

Foi só em 1990 que Zezé resolveu formar dupla com seu irmão mais novo, Welson David de Camargo, que viria adotar o nome artístico de Luciano. A canção “É o Amor”, gravada no final de 1990 e lançada em abril de 1991, no primeiro álbum da dupla, deu início ao sucesso dos dois que segue até hoje. 

Dupla Zezé Di Camargo & Luciano

A dupla Zezé Di Camargo & Luciano durante seu início. (Foto: Reprodução/ Google).

O cantor sempre teve uma voz muito potente e aguda, porém ele nasceu com um problema congênito em suas cordas vocais que, com o passar do tempo, foi se agravando. Durante a carreira ao lado de Luciano, percebeu-se que com o passar dos anos a voz de Zezé começou a adquirir uma pequena rouquidão.

A partir de 2002, a voz dele já não era mais a mesma dos anos 90. Zezé afirmou durante uma entrevista para o quadro do Fantástico, Bem Sertanejo, com o cantor Michel Teló, que após um tempo, parou de usar a técnica de voz nasal e o diafragma para apoiar a respiração no canto, que levou a voz dele se deteriorar cada vez mais.

Problemas vocais durante a carreira de Zezé Di Camargo

O cantor desde 2004 procurava um médico para se consultar e resolver o problema em suas pregas vocais, e então em 2008 ele encontrou um médico que o deu 100% de certeza que a voz dele voltaria. 

Após a cirurgia em janeiro de 2008, a potência da voz de Zezé voltou, cantou e encantou milhares de pessoas pelo Brasil, e em uma entrevista para um jornal neste mesmo ano, Zezé disse que, 12 anos antes, ele já havia ido a um fonoaudiólogo, pois percebeu certa inconstância em sua voz com o passar dos anos, porém naquela época, não tinha como solucionar, pois era um problema congênito. Anos após a cirurgia, percebe-se que a voz de Zezé voltou a se desgastar.

Em 2005, a história da vida e da carreira da dupla Zezé Di Camargo & Luciano foi contada no filme “2 Filhos de Francisco”, que foi assistido por mais de 5 milhões de pessoas na época de seu lançamento.

Zezé revela ter traído Zilú durante casamento

O casal Zezé Di Camargo e Zilú Godói vive uma verdadeira novela desde o anúncio da separação em 2012. Casados desde 1982, os dois confessaram que já não estavam mais dividindo o mesmo teto há cerca de dois anos.

Desde a separação do casal, muitas polêmicas tem vindo a tona com revelações de declarações um tanto quanto controversas. Após falar abertamente sobre a separação de Zilu, Zezé Di Camargo afirmou que já tinha tido um relacionamento com Graciele Lacerda quando decidiu sair de casa. Ele disse ainda que tentou ir embora várias vezes, mas a ex-esposa não aceitava o divórcio.

Na mesma ocasião, o cantor afirmou que apenas se casou com Zilu porque ela estava grávida, mas ressaltou que não existia amor na relação. Em 2014, o cantor fez uma declaração que voltou a ser relembrada pelos internautas, onde Zezé disse: “Mulher feia tem que ser traída”

O cantor e Graciele Lacerda já estavam em um relacionamento e muitos seguidores acreditam que a frase poderia ter sido uma indireta para a ex-esposa, Zilu.

Fim da disputa judicial entre Zezé Di Camargo e Zilu Godói

Após a separação, Zilu optou por morar em Miami, onde estudou inglês e fez um curso de designer de joias, enquanto o sertanejo manteve sempre uma agenda lotada de shows pelo Brasil. 

Porém recentemente, o casal voltou a ser notícia nos site de fofocas, no início do mês de Agosto, Zezé Di Camargo se pronunciou em suas redes sociais, após vitória jurídica nos três processos que sua ex-mulher, Zilu Godói, estava movendo contra ele.

Socialite Zilu Camargo e cantor Zezé Di Camargo.

Socialite Zilu Camargo e cantor Zezé Di Camargo. (Foto: Reprodução/ Google).

Os processos estavam tramitando na justiça desde 2018, e tinham como foco a pensão e terras do casal, que não chegaram em acordo pessoal sobre a divisão dos bens, e entraram em uma disputa judicial.

A juíza entendeu que, ela não teria reunido provas válidas suficientes para embasar as acusações e o juiz não acatou o seu pedido. Foi nesse caso que os filhos do casal Zilu e Di Camargo saíram em defesa do pai, há alguns meses, e se posicionaram contra Zilu.

Zilu Godói também se pronunciou em suas redes sociais após a notícia da perda no processo. “As pedras do meu caminho fazem parte do meu castelo! Uso todas para construir… e evoluir!”, declarou ela por fim. 

Related Articles

Deixe seu comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais