fbpx

Ex-Masterchef, Dário Costa está em Mestre do Sabor

por Rodrigo Dourado
Publicado: Última atualização em

Dário Costa, participante do Mestre do Sabor é de Santos, São Paulo, mas foi na Nova Zelândia que descobriu sua vocação ao trabalhar em um restaurante como faxineiro, quando se apaixonou pela rotina intensa da cozinha comercial.

Dário é dedicado à gastronomia local e afirma que todos os seus preparos estão ligados ao mar de alguma maneira. Apesar de jovem, com 32 anos, o paulista não é novo entre os realities de cozinha e seu nome já é conhecido até mesmo por polêmicas.

Além do renome na baixada santista e experiência no exterior, foi semifinalista do Masterchef Profissionais em 2016 e sua participação foi marcada por supostos comportamentos machistas.

Dário Costa, ex-Masterchef, está em Mestre do Sabor

Dário Costa se envolveu em polêmicas de machismo durante sua participação no Masterchef. Foto: Globo/Camila Maia

Valorização dos ingredientes Nativos

Após despertar a paixão pela cozinha na Oceania, Dário Costa foi para a Itália aprender mais e percebeu a importância do orgulho de suar origens. “Eu comecei a notar uma paixão dos italianos pelo que era deles.

Nossos ingredientes são até melhores, por que eu não deveria ter orgulho da minha terra” questionou o cozinheiro, que considera a valorização do ingrediente a peça mais importante do seu trabalho.

A cultura caiçara, tradicional do litoral das regiões sul e sudeste, hoje é a principal referência do chef. Já em seu primeiro prato no programa trouxe ingredientes regionais, como a taioba, uma planta alimentícia não convencional, peixe vermelho e limão cravo.

Polêmicas e desavenças no Masterchef

O santista também participou da primeira edição do Masterchef Profissionais, em 2016, na qual conquistou o terceiro lugar. Na competição se envolveu em algumas polêmicas, uma delas por ser acusado de machismo, junto a outros participantes, por menosprezar Dayse, participante que venceu a edição. Na ocasião, Dário Costa chegou a declarar que não aprovava perder para a competidora. Junto com Ivo e Marcelo, que também chegaram à reta final do reality, Dário não escondia que desejava prejudicar Dayse.

Outra polêmica protagonizada por Dário foi uma discussão com a apresentadora Ana Paula Padrão durante o programa de lavagem de roupa suja da edição, quando Dário afirmou que Dayse não era uma cozinheira criativa, por isso não mereceria ganhar a temporada, e Ana Paula rebateu que o reality buscava talento, não necessariamente criatividade.

Dário Costa apresentou peixe da estreia

Caiçaras usam banana da terra no lugar de batata e Dário apostou nessa substituição num prato francês para conquistar os jurados. Além da Banana, Dário também usou Taioba, planta alimentícia não convencional, e limão cravo no preparo de um peixe vermelho. Antes mesmo de provarem, os jurados já se surpreenderam com as escamas de banana sobre a peça de peixe.

Dário Costa combinou peixe e banana.

Peixe com escamas de banana do Dário Costa. Foto: Globo/Samuel Kobayashi

José Avillez comentou que o peixe passou “ligeiramente” do ponto, mas Leo Paixão emendou: “um pouco mais que ligeiramente”. Apesar da crítica causar tensão em Dário, Leo aprovou o prato e apertou o botão verde, assim como Kátia, escolhida pelo participante. Ao justificar sua escolha o participante reforçou que curte muito a “pegada brasileira”.

O que esperar de Dário Costa

O membro do Time Kátia não teve apenas uma participação polêmica no Masterchef, mas também competitiva e de sucesso. Dário ficou conhecido por suas habilidades com frutos do mar, até mesmo em combinações inusitadas como com barriga de porco.

Dário Costa foi acusado e machismo

Participação de Dário no Masterchef foi conturbada. (Foto: reprodução/blasting news)

Curiosamente, Dário Costa fica ao ar em Mestre do Sabor paralelamente à reprise da temporada da qual participou em Masterchef, que vai ao ar pela Band às 22:45h, terças-feiras. Assim, é possível comparar o desempenho do chef nas duas atrações.

Além de Dário Costa, Francisco Pinheiro, também do Time Kátia, participou do Masterchef. No caso de Francisco, a participação ocorreu na segunda temporada da versão do reality com chefs profissionais.

Related Articles

Deixe seu comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais