fbpx

Saiba mais sobre Leo Paixão, jurado de Mestre do Sabor

por Rodrigo Dourado
Publicado: Última atualização em

O chef de cozinha Leo Paixão chama atenção no reality Mestre do Sabor por sua simpatia e conhecimento. Ele é capaz de decifrar quase qualquer ingrediente, principalmente se for um insumo genuinamente brasileiro.

É também uma figura complexa, uma vez que ao mesmo tempo aparenta calma, equilibro e sorri, é rígido com os membros do seu time e certeiro em suas colocações. Quem assiste o reality e vê tanta convicção em Leo, nem imagina que o chef mineiro tem uma história que quase não o levou para a gastronomia.

Chef Leo Paixão

Time de Leo Paixão é composto por diversos perfis de cozinha e o chef também transita entre diferentes gastronomias. Foto: Globo/Victor Pollak

Além de cozinheiro, Leo é médico

Nascido em Belo Horizonte, cresceu cercado de médicos e cientistas em sua família. O que é mais esperado de um filho de médicos? Que se forme em Medicina.

Assim Leo Paixão o fez. Após se formar em Medicina pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), exerceu a profissão por três anos, até conseguir recursos para se dedicar à sua verdadeira paixão: a cozinha.

Foi a Paris estudar Gastronomia na Ferrandi, a melhor escola francesa de cozinha. Após se graduar, Leo trabalhou no Pierre Gagnaire Hotel Balzac, que tem três estrelas no Guia Michelin, além dos restaurantes La Cape e La Table de Joel Robuchon.

Leo Paixão voltou ao Brasil

Quando retornou ao Brasil, sua carreira se solidificou rapidamente. Abriu o restaurante Glouton, na capital mineira, onde atua também como chef, e mais recentemente o Nicolau Bar da Esquina.

Apaixonado pela cozinha da sua região e formado nas técnicas francesas, Leo conquistou o mercado brasileiro e os críticos.

Por isso conquistou prêmios importantes como Chef do Ano Prazeres da Mesa, 50 Best Discovery America Latina e Chef Revelação Guia 4 Rodas. O chef consegue atender todos os públicos: no Glouton oferece cozinha francesa mesclada com ingredientes mineiros. Já no Nicolau serve comida acessível e fiel à vanguarda da culinária de Minas Gerais.

Mestre do Sabor consolidou o chef

Foi Claude Troisgros, apresentador de Mestre do Sabor, que fez a ponte entre Leo Paixão e a produção do reality. O chef adorou a ideia, mas nem imaginava a grandiosidade do projeto. Desde então vê as reservas de seu restaurante, o Glouton, ficarem mais concorridas e muitas filas no bar Nicolau.

Fora do reality o sucesso de Leo Paixão é grande, mas na competição também. Responsável por menus muito elogiados por Troisgros e Batista, também apresentador, Leo consegue manter a confiança dos membros do seu time, o que considera fundamental no sucesso nas provas em equipe do reality.

Time Leo é formado por chefs de diversas regiões

Em “Mestre do Sabor” Leo Paixão é responsável por coordenar uma equipe nas provas da fase de equipes. Nas provas da fase “Na Pressão”, os times disputam a imunidade e os integrantes do grupo vencedor não disputam a prova de eliminação.

O Time Leo é bem diverso e tem representantes de diversas partes do país. Serginho Jucá, de Alagoas, Álvaro Gasparetto, que atua em Goiânia, Lydia Gonzalez, do Rio de Janeiro, Moacir Santana, da Bahia, Bruno Hoffmann e Ana Zambelli, de São Paulo.

Time do chef Leo Paixão em Mestre do Sabor

Time de Leo Paixão é compostos por seis integrantes da segunda temporada de Mestre do Sabor. Foto: Globo/Victor Mallik

Apesar de trabalhar com as bases francesas da gastronomia em seu restaurante Glouton, Leo Paixão deixa claro que envolve memória afetiva em sua cozinha: “Hoje eu pratico uma gastronomia mais afetiva, faço releituras das receitas da minha família. Ainda tenho o caderno de receitas da minha avó e bisavó, mas meu referencial na cozinha é o meu avô, que me ensinou a cozinhar quando ainda era menino”, conta Leo.

Related Articles

Deixe seu comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais