fbpx

Conheça Moacir Santana, chef em Mestre do Sabor

por Rodrigo Dourado
Publicado: Última atualização em

Moacir Santana tem 27 anos e cresceu em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador. Em sua primeira aparição no Mestre do Sabor o baiano mostrou que veio para mostrar suas raízes, mas com requinte.

Durante sua infância difícil, num orfanato, Moacir jamais imaginou que cozinharia para dezenas de pessoas já aos 15 anos, nem que se tornaria um chef respeitado, muito menos que participaria de dois realities shows do gênero.

 

Moacir Santana está em Mestre do Sabor

O chef Moacir Santana cresceu em um orfanato de Lauro de Freitas, na Bahia, e hoje é um grande chef. Foto: Globo/Camila Maia

Moacir Santana cresceu em orfanato

Foi a partir de um castigo que Moacir Santana descobriu seu dom. Ao acender uma fogueira para fazer cocada com seus irmãos no quintal de casa, Moacir contrariou a mãe do Lar Mundo da Criança e recebeu como castigo ter que ajudar na cozinha.

O castigo foi no fim um presente, já que na cozinha o garoto descobriu seu talento e começou a reproduzir receitas que via na televisão, até se profissionalizar.

Aos 14 anos já trabalhava na área e aos 19 anos se formou em Gastronomia numa universidade de Salvador. Se mudou para o interior de São Paulo, onde vendia acarajé e depois trabalhou em restaurantes, até se tornar sócio proprietário do Bar da Rosa, em Bauru.

Chef participou de outro reality

Mestre do Sabor não é a primeira experiência do soteropolitano na televisão. Em 2016 ele não apenas participou, mas também foi finalista do Que Seja Doce, da GNT. Antes disso, Moacir Santana trabalhou em pizzaria, hotel, restaurantes mediterrâneo e contemporâneo e até em camarotes do estrelado carnaval de Salvador.

O humor e o jeito baiano se acumulam às qualidades profissionais do chef, que é comunicativo e adora plantas. São tantas experiências, alegria e personalidade, que contrastam com sua pouca idade e origem desfavorecida, após ser abandonado pela mãe biológica em uma caixa de papelão na porta do orfanato onde cresceu.

Moacir apostou em cozinha nordestina em estreia

Baião de dois cremoso com ovo frito foi o prato escolhido para tentar uma vaga em algum dos times do Mestre do Sabor. A preparação original do Ceará e com roupagem personalizada pelo chef é servida também no seu restaurante, em Bauru, e encantou os jurados com a simplicidade.

Baião de dois cremoso do chef Moacir Santana

Moacir Santana estreou no reality show do Mestre com Sabor com um baião de dois cremoso, prato que comia em sua infância, e conquistou uma vaga em Mestre do Sabor. Foto: Globo/Samuel Kobayashi

Ao provar o baião de dois, o jurado Leo Paixão foi certeiro: “isso aqui deve vir de uma pessoa nordeste”, afirmou. Os três jurados elogiaram o prato, principalmente pelos detalhes, como o ponto do ovo e o feijão utilizado, mas apenas Leo Paixão apertou o botão verde. “A expectativa é fazer uma comida com muito amor envolvido”, afirmou Moacir.

Reality tem três chefs baianos

Além de Moacir Santana, a Bahia tem outros dois representantes no reality show: Kaywa Hilton, do Time Avillez, e Arthur Pendragon, do Time Kátia.

A grande representatividade do estado no reality show não é acidental, já que a região tem uma das cozinhas mais conhecidas do país. Dois dos participantes, Arthur Pendragon e Moacir Santana, inclusive estrearam em Mestre do Sabor com pratos regionais. No caso de Arthur, a preparação foi um ravióli de maniçoba ao molho de moqueca de banana da terra.

Arthur Pendragon e Kaywa Hilton de Mestre do Sabor

Além de Moacir Santana, Arthur e Kaywa representam a Bahia no reality show: Foto: Globo/Camila Maia/Samuel Kobayashi

Kaywa, ao contrário dos participantes conterrâneos, aposta em uma gastronomia mais clássica e internacional. Isso porque possui formação em outros países: estudou na frança e foi chef no Uruguai. Além disso, Kaywa vive uma vida nômade e diz que não se vê fixado em um só lugar, o que permite conhecer e explorar novos sabores.

Related Articles

Deixe seu comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais