fbpx

Chef alagoano Serginho Jucá está em Mestre do Sabor 2020

por Rodrigo Dourado
Publicado: Última atualização em

Ele vem de “uma das terras mais bonitas desse Brasil”, segundo o próprio. Serginho Jucá vem de Maceió, Alagoas e é participante da segunda temporada de Mestre do Sabor. O chef é neto de uma personalidade da culinária alagoana, mas mesmo assim a escolha por Gastronomia não foi óbvia.

Com proximidade com o pequeno produtor, Jucá apresentou um prato que diz muito sobre seu dia-a-dia e origem para conquistas os jurados do reality show.

Serginho Jucá está em Mestre do Sabor

Chef Serginho Jucá é um dos membros do Time Leo em Mestre do Sabor. Foto: Globo/Camila Maia

Serginho Jucá se inspirou na avó

O cozinheiro é neto de Yeda Rocha, conhecida como uma das maiores culinaristas de Alagoas e responsável por promover os sabores do estado há décadas.

Mesmo com uma referência tão intensa dentro da própria família, Serginho Jucá foi pressionado pelo pai a não seguir carreira na gastronomia, por isso chegou a cursar quatro anos de Direito, à toa.

O agora chef decidiu insistir na carreira de cozinheiro e foi para a Espanha estudar e trabalhar. No país europeu ganhou até prêmios e voltou ao Brasil convicto de sua vocação e da carreira que seguiria.

Cozinheiro mudou-se para o interior

Em Maceió abriu o restaurante Sur, em referência ao sururu, fruto do mar muito utilizado no Nordeste, inaugurou uma hamburgueria vinculada ao conceito do restaurante, dá consultoria a uma rede hotéis e é idealizador do projeto Empreender com Sabor.

Nada disso foi o suficiente para prendê-lo à cidade grande e Serginho Jucá deslocou seu restaurante para São Miguel dos Milagres, para buscar produtos frescos e mais sustentáveis. “Eu vejo o barco chegando. Trabalhar com esse produto fresco emociona qualquer cozinheiro”, conta Serginho.

Chef preparou tapioca com siri no reality

A receita original é com bacalhau, mas o participante escolheu carne de siri para rechear a tapioquinha e ainda usou as tintas comestíveis do siri para apresentar o prato. A aparência do preparo chamou a atenção dos chefs, “é um prato artístico, parece um Jackson Pollock”, comentou José Avillez.

Tapioquinha de siri de Serginho Jucá

Serginho Jucá preparou tapioquinha de siri em uma apresentação artística para garantir sua vaga no reality. Foto: Globo/Samuel Kobayashi

Katia Barbosa elogiou o ponto perfeito da tapioca e foi Leo Paixão quem apertou o botão verde para Serginho Jucá. “O mais legal é mostrar tanto o meu tesão em cozinhar, como mostrar também um pouco da minha Alagoas”, comentou o novo membro do Time Leo.

O Alagoano completou o time e Leo Paixão acredita na equipe que formou: “Se a gente conseguir fazer uma comida simples, mas ao mesmo tempo com conteúdo, tem tudo para se dar muito bem”, pontuou o jurado.

Time Leo tem seis participantes

Além de Serginho Jucá, o time do chef Leo Paixão em Mestre do Sabor tem outros cinco participantes: Moacir Santana, Lydia Gonzalez, Ana Zambelli, Álvaro Gasparetto e Bruno Hoffmann.

Chef Leo Paixão

Time de Leo Paixão é composto por diversos perfis de cozinha e o chef também transita entre diferentes gastronomias. Foto: Globo/Victor Pollak

Leo Paixão também tem uma história intrigante na cozinha profissional. O chef mineiro se formou em Medicina e chegou a exercer a profissão, mas só o tempo suficiente para juntar recursos para investir em seus estudos em uma das principais escolas de gastronomia do mundo, a Ferrandi, na França. No país europeu também trabalhou em um restaurante com três estrelas do Guia Michelin.

Atualmente é responsável por dois estabelecimentos em Belo Horizonte: o restaurante Glouton e o Nicolau Bar da Esquina. No Glouton, o chef aposta em alta gastronomia e receitas tradicionais com algumas influências regionais. No Nicolar Bar da Esquina a intenção é manter o clima boêmio da capital mineira, com pratos e petiscos típicos.

Related Articles

Deixe seu comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais